Por Laura Zarattini

Algumas pessoas começam cedo. Ana Flávia, agora com 17 anos de idade, moradora do bairro Buritis, faz cada vez mais sucesso nas vendas. Com uma média de 100kg de café por mês, ela o oferece em três modalidades: pacote, cápsulas e sachês.

Durante a pandemia, mais precisamente em agosto de 2020, Ana foi passar um tempo na fazenda dos seus avós, localizada em Sericita, na região cafeeira das Matas de Minas Gerais. Ao passar esse tempo por lá, ela começou a acompanhar os processos do café, e ao voltar pra casa viu que precisava de arranjar um jeito de ganhar dinheiro para comprar um celular, mas tinha pouco tempo pra isso, já que queria comprar o celular até o mês de novembro, por conta das promoções da “Black Friday”.

Ao conversar com seu pai, Cristiano Vargas, tentando inventar algumas ideias sobre o que fazer, ela mesma teve a grande ideia de vender o café que seu avô produzia, ou seja, comprar o café dele e sair vendendo para conseguir o dinheiro e finalmente comprar o celular. Mas essa ideia deu tão certo que não parou por aí.

Quando Ana conseguiu o valor em dinheiro para comprar o celular, ela decidiu usá-lo para investir no seu plano e comprou uma máquina moedora de café pra continuar com as vendas. E ela conseguiu comprar o aparelho poucos meses depois.

A vendedora participa de todos as etapas e processos do café, desde a colheita, torra e moagem até o momento de embalar. O produto é finalizado no próprio apartamento da família, onde criaram um espaço para fazer a moagem dos grãos e embalar o produto final. As vendas e as entregas do café são feitas com o suporte de seu pai.

O Jornal DaquiBH conversou com Ana Flávia e descobriu que ela tem vontade de expandir ainda mais seus negócios, com planos futuros de estudar Marketing ou Administração, para se profissionalizar na área e seguir crescendo com sua empresa.

Na esteira deste acontecimento, Luna La Hara, especialista em Gestão Estratégica de Marketing, indica o “retroinvestimento” para manter o crescimento de sua marca.

“Uma marca que deseja manter uma tendência de crescimento deve dedicar uma parte significativa de seu lucro para novos investimentos”, pontua.

A especialista também explica que o sucesso de um empreendimento depende de um conjunto extenso de fatores, que englobam questões que vão muito além do dinheiro, tais como a demanda, as oscilações macro e microeconômicas, a efetividade da gestão e a estratégia, entre outras.

No Instagram @cafedvovo, Ana Flávia compartilha algumas fotos e vídeos das produções de seu café.