Por Mylene Alves

Conhecido como Feirinha do Buritis, o evento realizado no campus do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) terá retorno no mês de agosto. A interrupção foi causada por consequência do distanciamento social necessário em tempos de Covid-19. Com a liberação por parte da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para eventos, os responsáveis estão se empenhando para tornar o retorno seguro. 

HISTÓRIA

A Feirinha do Buritis surgiu como ideia da Associação do Bairro Buritis (ABB). Desde o seu início, em 2018, até o ano de 2020, a feira esteve sob responsabilidade de Francisco Pimentel, um dos diretores da Associação. Rosimeire Martins, atual vice-presidente da ABB, explica que, graças ao diretor, a feirinha evoluiu. 

O intuito sempre foi trazer mais visibilidade e vendas para os artesãos da região, além de funcionar como mais um espaço de lazer na comunidade. E esse propósito tem sido cumprido, já que, segundo Rosimeire, também administradora da Feirinha, o evento funciona com um ótimo custo-benefício para artesãos, o que torna possível a exposição de  seus produtos dentro do bairro Buritis.

Com a chegada da pandemia, a Feirinha não pôde continuar. Desde o início de 2020, os feirantes seguem parados. Segundo Rosimeire, não foi possível dar um suporte aos artesãos vendedores, no entanto, a empolgação para a volta é grande.

No evento, a população pode conhecer os produtos de perto. E não é apenas sobre artigos decorativos ou de moda, a feirinha também conta com um espaço “gourmet”, onde são encontrados alimentos produzidos de maneira totalmente artesanal. 

CUIDADOS COM A COVID-19

Os índices de monitoramento da Covid-19 apresentaram melhoras em Belo Horizonte. Boletins Epidemiológicos liberados pela Secretaria Municipal de Saúde apontam que, em 27 de julho, a taxa de ocupação dos leitos de UTI estava em 57,9%. Apesar de ainda preocupante, é bem menor do que quatro meses atrás, quando, em 26 de março, a porcentagem marcava 107,5% de ocupação.  

Localizado na Avenida Professor Mário Werneck, nº 1685, o campus do UniBH, no Estoril, abrirá seus portões todos os sábados para a realização da Feirinha do Buritis. A reabertura acontecerá no dia 07 de agosto, com início às 9:00 e encerramento às 15:00.

“O retorno será na véspera do Dia dos Pais. A gente conta também com esse evento para ter um movimento bom, que a feirinha sempre proporciona”, explica a administradora da Feirinha.

A partir dessa data, os organizadores e os artesãos pretendem fazer com que a realização aconteça em todos os sábados, tomando os devidos cuidados para que a propagação do coronavírus não aconteça nesse ambiente. O espaço é ao ar livre, o uso de máscara será obrigatório e, além disso, existirá na portaria um responsável por aferir a temperatura de todos e reforçar o uso de álcool em gel.

RELATOS DE FEIRANTES

Fátima Cadar, moradora do bairro Palmeiras, que também fica na Região Oeste de BH, é artesã, responsável pelo “FADAR – Estúdio de Artesanato”, e atua na Feirinha do Buritis vendendo carteiras, pochetes, bolsas e mochilas. Ela trabalhava no espaço há cerca de dois anos, antes da pandemia, e sentiu falta durante o tempo em que precisaram ficar parados. A feira é muitíssimo importante no meu trabalho, pois é lá que eu comercializo o que faço. A feira é um lugar de alegria”, pondera a feirante. 

Fátima vê o cenário atual como um bom momento para voltar, já que serão seguidos os protocolos de segurança. Caso os índices de monitoramento do Covid-19 em Belo Horizonte piorem, porém, a artesã é a favor de um adiamento.

Henner Pinto, que trabalha na Feirinha do Buritis com a “Cozinha do Neneca”, vende temperos artesanais, pimenta, cerveja, churrasquinho, suco e outros aperitivos. Para ele, que trabalhou no espaço durante um ano, a feira fazia total diferença em suas vendas. “Enquanto esteve suspensa, fez muita falta”, pontua.

COMO PARTICIPAR

Ser um feirante nesse evento, até então, é privilégio dos moradores do bairro Buritis e seu entorno. Se você se encaixa nesse grupo e tem interesse em expor seus produtos, pode entrar em contato através do telefone da Feirinha do Buritis: (31) 99837-9559 e conversar com Mauro, Anderson ou Luciana. 

Para quem deseja ser apenas um visitante e cliente, os perfis da Associação do Bairro Buritis e da própria Feirinha, nas redes sociais, podem ser um bom canal para ficar de olho nas novidades. Siga @feirinhaburitis e @associacaobairroburitis no Instagram, e ABB – Associação do Bairro Buritis no Facebook.