Por Thayane Domingos

As tradicionais visitas aos cemitérios, que acontecem no Feriado de Finados, em 2 de novembro, poderão acontecer normalmente, mesmo com o perigo iminente do novo coronavírus.

O comitê de enfrentamento à COVID-19, da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, deu permissão para que a Fundação dos Parques Municipais e Zoobotânica abram os cemitérios, de forma que os familiares possam fazer as homenagens aos seus entes queridos.

O horário de visita nos cemitérios municipais é de 08h às 17h, com o uso devido de máscaras e a recomendação de distanciamento de um metro a cada pessoa. Os necrópoles pedem que não façam aglomeração e tentem visitas rápidas, pessoas que fazem parte de grupos de risco são incentivadas a ficarem em casa.

Fotos do último Dia de Finados no cemitério privado Parque Renascer – Foto: assessoria de imprensa Parque Renascer

Nos cemitérios municipais, está proibida a venda de flores, coroas e velas. As missas também foram suspensas.

Os Cemitérios Municipais:

Cemitério da Paz – Avenida Presidente Carlos Luz, 850 – Alto Caiçaras

Cemitério da Consolação – Rua José Gomes Domingues – Jaqueline

Cemitério da Saudade – Rua CAmetá, 585 – Saudade 

Cemitério do Bonfim – Rua Bonfim, 1120 – Bonfim 

Os cemitérios privados também estão liberados para visitas. A tradicional chuva de pétalas, que acontece há 20 anos no Parque Renascer, acontecerá às 11h, e a missa acontecerá de forma online. Foram colocados totens com álcool em gel pelo cemitério. O horário de funcionamento é das 07h às 17hs.

Totens de álcool em gel espalhados pelo cemitério Parque Renascer – Foto: assessoria de imprensa Parque Renascer