Por Isabela Santana

Com a retomada gradual do comércio, empresários do bairro Buritis, região Oeste de BH, criaram uma campanha para incentivar o comércio local, a #FIQUENOBURITIS, com o slogan “Você já ficou em casa! Agora é hora de você, sua família e amigos voltarem em nossas lojas, bares e restaurantes”. A economia foi um dos cenários mais atingidos devido à pandemia da Covid-19, consequentemente, atingindo o comércio local. 

Quando se fala em comércio, o Buritis se destaca como um dos bairros mais completos da cidade e, agora, mais do que nunca, os comerciantes torcem pelo apoio dos moradores do bairro para que o comércio local volte a respirar após sua reabertura. A campanha envolve dez estabelecimentos participantes, a maioria ligados ao setor alimentício. As primeiras ações já foram colocadas em prática, como a distribuição de vouchers promocionais entre estes estabelecimentos. Cada comerciante decide qual será a sua promoção.

Os participantes da campanha garantem praticar a reabertura de maneira consciente, adotando as medidas de segurança necessárias em seus comércios. Além disso, acreditam que, com essas promoções, alavancam maior oportunidade de compra para os moradores.

A campanha foi idealizada por Cássio Lira, proprietário do Kinoko, restaurante de comida japonesa. Lira, primeiramente, comentou sobre a ideia com um empresário que, por sua vez, comentou com outro empresário, e assim, sucessivamente, fazendo com que a campanha ganhasse maior proporção. O idealizador acredita que será fundamental para estimular o comércio local, principalmente na retomada de alguns comércios que ficaram parcialmente fechados durante o isolamento social. As próximas ações da campanha já estão sendo planejadas: 

“Após mensurar o resultado, o próximo passo é pegar o feedback das empresas e, provavelmente, chamar as novas empresas interessadas. Assim, iremos avaliar as possibilidades de ações. Os moradores do Buritis podem contribuir utilizando o comércio do bairro, comprando produtos e serviços, além de indicar a campanha para quem ainda não conhece”, afirmou Cássio.

Empresários se reúnem em apoio ao comércio local do bairro Buritis (Foto: Tiago Rios)

Mônica Fernandes, designer e empreendedora, é moradora do Buritis e também faz sobremesas para vender no bairro. Mônica acredita na importância desta campanha e dá o seu apoio:

“Sou moradora do Buritis há bastante tempo, adoro este bairro. Aqui temos de tudo e não precisamos sair dele para comprar ou vender o que quer que venhamos a precisar. Incentivar é fundamental para que continuemos a crescer e gerar novos negócios no nosso querido bairro. Esta campanha #FIQUENOBURITIS é sensacional e apoio 100%. Dê preferência sempre ao seu novo vizinho, amigo ou quem quer que seja que já possui um negócio ou que venha a abrir um novo negócio aqui. Assim nos fortalecemos”, defendeu Mônica.

Amira Carvalho, também moradora do Buritis, é mais uma das apoiadoras da campanha: 

“O Buritis é um bairro que oferece uma enorme variedade quando o assunto é comércio. Não vejo necessidade de sair do bairro para encontrar produtos alimentícios (supermercado, bares, lanchonetes, empórios), roupas, calçados, medicamentos, dentre outros. A campanha, na minha opinião, reforça e dá mais visibilidade para os comerciantes do nosso bairro. Acredito que devemos comprar principalmente daqueles pequenos empresários, que na grande maioria dependem do seu comércio para o sustento da família”, concluiu Amira.

Apesar da #FIQUENOBURITIS ser essencial neste momento de pandemia, o objetivo é permanecer com a ação e somar outros empresários à campanha, para que assim o comércio local não seja mais esquecido e os moradores dêem maior importância para a economia do bairro. 

REDUÇÃO DAS VENDAS NA 2ª QUINZENA DE AGOSTO

De acordo com a pesquisa da Fecomércio sobre a confiança do empresário, metade das empresas do varejo percebe redução das vendas na 2ª quinzena de agosto. Das empresas em atividade, 36,1% sentiram a redução nas vendas.

Análise:

Por porte de empresas: 

80,4% das de grande porte são as que destacaram a maior incidência de efeitos inexistentes e/ou de aumento das vendas, enquanto apenas 16,8% sinalizaram percepção de diminuição. Enquanto 63,7% das empresas de menor porte sinalizaram efeito nulo e/ou de aumento nas vendas e 36,3% percepção de diminuição.

Por setores:

A percepção de redução nas vendas afetou mais o comércio, que passou de 29,5% na segunda quinzena de julho para 44,5%, com evidência para o comércio varejista que subiu de 29,7% para 48,9%; seguidos por construção (36,2%), indústria (30,8%) e serviços (29,7%). Serviços de informação e comunicação subiram de 43,8% para 71,2%; e construção (de 30,6% para 45,2%), se destacando como maior incidência de efeitos pequenos ou inexistentes 

PARA PARTICIPAR DA CAMPANHA #FIQUENOBURITIS:

Empresários que têm interesse em participar da campanha, podem entrar em contato com os idealizadores através do telefone: 

(31) 2535-2550 – Cássio Lira / Daniel Silva