Por Rafael Alef

Celebrando 25 anos de história em 2021, a Associação do Bairro Buritis (ABB), organização sem fins lucrativos dedicada às demandas dos moradores do bairro,  elegeu um novo presidente, retomou projetos paralisados em decorrência da pandemia da Covid-19 e, com foco principal na infraestrutura e segurança do bairro, deu suporte ao comércio local com o retorno da Feirinha Buritis e o lançamento do Gastro & Arte, maior feira coberta da região centro sul e oeste de Belo Horizonte.

NOVA CHEFIA

O atual presidente da ABB, Rômulo Belfort, assumiu o novo cargo após eleição virtual realizada no mês de fevereiro. Rômulo, que já havia exercido quatro mandatos como vice-presidente ao lado de Maria Consuelo Arreguy e Braulio Lara, antigos presidentes da associação, segue na presidência até fevereiro de 2023 e comemora a adaptação tranquila ao lado da nova diretoria. 

“Com o respaldo e o aval das diretorias anteriores, o bastão me foi passado e, desde então, com a nova diretoria, estamos dando continuidade ao ótimo trabalho que é prestado pela ABB a não só o bairro Buritis, como toda BH”, explica. 

Entre as principais adições ao time de diretoria da ABB, destaca-se a vice-presidente, Rosimeire Martins, o diretor de comunicação e marketing, Flávio Grossi, e o ex-presidente e atual vereador de BH, Braulio Lara, agora atuante no conselho local da associação.

RETOMADA GRADUAL

Em decorrência dos avanços da pandemia da Covid-19 e a espera pela vacinação em massa, inúmeras ações programadas anteriormente pela ABB foram paralisadas, visto que, segundo o presidente Rômulo Belfort, a inicial concentração financeira da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) foi direcionada à saúde, à comunidade carente e aos empresários do transporte coletivo. 

Contudo, Rômulo reforça que, mesmo com a prioridade ao isolamento social e a segurança da população, todas as demandas feitas à ABB por moradores do bairro Buritis, em 2021, foram registradas e, em paralelo às novas etapas de flexibilização em BH, ganham atualizações que podem ser acompanhadas no portal da associação. Na aba demandas, disponível para os visitantes, é possível acompanhar atualizações no status das solicitações. O presidente da organização também reforça que todos os e-mails recebidos com demandas e/ou assuntos diversos, são respondidos por ele.

“Eu mesmo leio e respondo a todos, até mesmo aqueles e-mails que são pegos pelo anti-spam e podem ficar esquecidos por uns dias”, esclarece Rômulo. 

Ao longo do ano, a ABB também deu continuidade às reuniões de alinhamento com as principais forças de segurança do bairro Buritis e seguiu as diretrizes traçadas em conjunto. Em 2021, foram realizadas lives em parceria com a Polícia Militar e Civil de Minas Gerais e com a Rede de Vizinhos Protegidos, projeto da PMMG com os moradores de determinadas ruas ou micro regiões e que é apoiado pela ABB. 

Para o desenvolvimento de infraestrutura no bairro, a associação também retomou, aos poucos, as principais obras pendentes desde as fortes chuvas do ano 2019, como a reparação de encostas, a nova pavimentação de ruas, a tapa de buracos, a repintura das faixas de pedestres, a poda de árvores, e a reforma de praças e parques da região. 

ATUAÇÃO EM CONSELHOS COMUNITÁRIOS

Em 2021, a ABB, referência no segmento ao longo de seus 25 anos de atuação, participou ativamente das eleições dos conselhos comunitários de BH como eleitores, candidatos e articuladores na ocupação dos cargos destinados à Sociedade Civil Organizada. Segundo o presidente da associação, Rômulo Belfort, a importância da participação é a defesa e apoio às demandas da população e das lideranças comunitárias. 

“Quando cito os conselhos é porque é ali que a mágica acontece, visto que não falamos somente do Buritis e sim de toda a BH. Em alguns casos, para referendar as demandas, a ABB consegue despachar diretamente com a regional oeste, mas em outros ainda precisamos do aval e apoio de outras secretarias e políticos”, pondera.

A importância dos conselhos comunitários também é associada a uma das solicitações mais frequentes, nos últimos meses, recebidas pela associação: relacionadas à perturbação do sossego. Com a reabertura de bares e finais de campeonatos de futebol, a ABB orienta os comerciantes locais e os moradores mediante ao aumento de reclamações, além de preparar os Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) no bairro.

“Tentamos sempre, com imparcialidade, um acordo entre as partes. Mas quando não é possível, o respeito ao morador que deu a cara e se sentiu incomodado tem que prevalecer”, afirma o presidente da associação.

AÇÕES DE APOIO E METAS PARA 2022

Além das várias ações e projetos sociais parceiros no bairro Buritis, como a Associação ao Projeto a Melhor Idade (ASPRAMI), o Buridogs e o Bom na Bola, Bom na Vida, a ABB segue dando apoio às campanhas de arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas e ração para pets, além de dar suporte aos grupos do bairro que mantém arrecadações financeiras direcionadas aos cuidados com animais de rua. Segundo Rômulo Belfort, as ações foram intensificadas com o fim do ano, junto às metas da associação para 2022, e reiteram o desejo da associação em manter o bairro Buritis como força potente.

“A meta para o próximo ano é zerar as demandas mapeadas e registradas através de ofício junto a PBH, e temos certeza que, em 2022, o ano de avançar foi decretado e vai ser cumprido”, afirma Rômulo.