Por Allysson Aguiar

No início da tarde desta quarta-feira, 13 de março, um homem foi baleado ao tentar assaltar clientes em um restaurante do bairro Buritis. Tudo ocorreu entre 13:50 e 14:00 horas, no Churrasquinho do Manuel. O restaurante, que fica próximo a muitas empresas e faculdades, estava cheio de clientes para o almoço.

Segundo Isabela Peres, filha do dono do restaurante, as pessoas estavam almoçando quando o suspeito foi até o estabelecimento efetuar o assalto. Até então, todos pensavam que o foco era o caixa do local. “Quando ele foi assaltar uma das pessoas que estavam almoçando, era um policial. Como era um policial, ele reagiu. O assaltante também possuía uma arma e teve troca de tiros, o policial reagiu na hora pela nossa segurança”, pondera Isabela.

Ainda segundo Isabela, houve muita correria. Ela conta que nunca havia passado por algo parecido em 8 anos de funcionamento neste ponto comercial.

Após o suspeito ser baleado, diversos aparelhos celulares foram encontrados com ele.  No local, ficaram as marcas da violência. Em uma das mesas é possível ver a marca das balas, e um dos projéteis ainda estava alojado em uma das cadeiras.

Foto: Allysson Aguiar

Os comerciantes vizinhos também ficaram assustados com a situação, pois, os clientes que estavam na área externa começaram a gritar e correr para dentro do estabelecimento. Heno Mattos, um dos donos do restaurante Espetores Beer, que fica ao lado do Churrasquinho do Manuel, conta que é morador do bairro e nunca tinha visto algo parecido. Questionado sobre a segurança do bairro, Heno diz que se sente seguro com o policiamento da região. “Me surpreendeu, eu moro no bairro e o acho bem policiado. Me sinto extremamente seguro, não só como comerciante, mas como morador do bairro Buritis”, afirma Heno.

Em poucos minutos, várias viaturas chegaram no local. O suspeito baleado foi socorrido e levado para uma unidade de pronto atendimento, não houve mais feridos. Com a chegada da Polícia Militar, os estabelecimentos voltaram às suas atividades.

Foto: Allysson Aguiar

Redução da criminalidade em Belo Horizonte

Mesmo com o ocorrido, os comerciantes e moradores da região se sentem satisfeitos com o policiamento. A menos de 500 metros do local, na Av. Professor Mário Werneck, como uma estratégia de reduzir e combater os índices de criminalidade, existe uma Base de Segurança da Polícia Militar de Minas (PMMG).

Segundo os últimos dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), responsável pela análise estatística de crimes em Minas Gerais, houve uma queda de 41% nos crimes violentos em Belo Horizonte entre 2015 e 2018.

Fonte: Secretaria de Defesa Social (SEDS)

Posto e bases da Polícia Militar – MG no bairro Buritis e região:

  • 126 Cia Polícia Militar – MG –  R. José Cláudio Rezende, 371 – Estoril, Belo Horizonte – MG, 30494-230
  • R. José Laporte Neto, 237 – Estoril, Belo Horizonte – MG, 30494-210 – Polícia Militar – 10ª Cia PMMG
  • Av. D João VI, 1010 – Palmeiras, Belo Horizonte – MG, 30575-460
  • Av. Dom João VI, 1010 – Palmeiras, Belo Horizonte – MG, 30580-270
  • Bases móveis da Polícia Militar de Minas Gerais –   Av. Professor Mário Werneck, 1361