Projeto desenvolvido por professores do UniBH, no bairro Buritis, estará aberto a todo público de Belo Horizonte

Por Mariane Fernandes e William Araújo

A introdução de atitudes saudáveis e sustentáveis vem chamando muita atenção, despertando a curiosidade e o interesse das pessoas. É nesse viés que as colaboradoras Maria Elena Walter e Ângela Gomes, juntamente com a professora do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e coordenadora da oficina, Juliana Batista de Souza, desenvolveram o projeto de extensão “Hortas Urbanas – Cultivando Uma Vida mais Saudável”.

O projeto, que estará aberto durante todo este ano, teve início em fevereiro de 2017 e ofertará quatro “Oficinas de Plantar”. Dezoito alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental do UniBH participam da proposta auxiliando professores e acompanhando os processos.

Entre os principais objetivos do Hortas Urbanas, está a possibilidade de abordar informações relevantes sobre segurança alimentar, educação ambiental e sustentabilidade.

Além disso, desempenhar uma atividade terapêutica e prazerosa com o cultivo das plantas, promover um momento de troca de saberes entre todos envolvidos e criar espaços para que os estudantes de graduação possam colocar em prática o aprendizado são outras metas do projeto.

Veja mais sobre o projeto no vídeo abaixo.

https://youtu.be/6ZE2_Ke6WfA

Necessariamente, os oficineiros que trabalham na iniciativa precisam estar graduando, no UniBH, qualquer curso que tenha como temática a sustentabilidade e meio ambiente em sua grade curricular.

Não é necessária inscrição para participar, basta acessar a página do projeto no Facebook (https://www.facebook.com/Hortasurbanasbh/), onde serão divulgados os dias das atividades.

As “Oficinas de Plantar” acontecerão no UniBH, campus Estoril, atrás do Bloco B5, onde estão os canteiros do projeto. Nos dias, os participantes irão receber aprender sobre o cultivo e os cuidados com a manutenção das plantas (hortaliças, aromáticas e plantas medicinais), além de informações sobre suas propriedades nutritivas.

Professora e alunos organizando materiais do projeto. Foto: William Araújo

Professora e alunos organizando materiais do projeto. Foto: William Araújo

A primeira oficina está agendada para a última semana do mês de maio, entre 16h30 e 17h30h, e terá data divulgada na página do projeto no Facebook. Os participantes não ganharão um certificado, mas poderão levar as mudas que plantarem para a casa.

 

Serviços

  • Página do projeto

  • Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH – campus Estoril (Av. Prof. Mário Werneck, 1685, Buritis).