Por Laura Mourão

Com o objetivo de reduzir a quantidade de pacientes com influenza nos postos de saúde e assim ajudar na triagem do novo coronavírus (Covid-19), o Ministério da Saúde antecipou a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe de 2020 para o dia 23 de março. 

A rede pública de saúde dará início à vacinação em idosos e trabalhadores da área de saúde, que foram priorizados por causa do novo coronavírus. Com o passar dos dias, outros grupos do público-alvo terão direito às doses. 

A influenza

Para esta campanha, o Instituto Butantan produziu 75 milhões de doses. Elas previnem contra os três tipos de vírus influenza que mais circularam em 2019: A, B e C

Os vírus da Influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus Influenza A responsável pelas pandemias que ocorrem de tempos em tempos. Já o tipo C, causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui grande impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. 

A vacina não protege contra o novo coronavírus. Contudo, a campanha pode ajudar profissionais de saúde a diagnosticar – por eliminação – eventuais casos de Covid-19.

 

Infográfico: Paulo Henrique do Santos

Regional oeste

Em sua 21ª edição, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe estará disponível em todos os dezoito centros de saúde da Regional Oeste

Dentro dos principais centros da região, estão em destaque o Centro de Saúde Betânia – Rua Canoas, 678; o Centro de Saúde Havaí – Rua Manila, 432 e o Centro de Saúde Salgado Filho – Rua Campina Verde, 375; que funcionam das 7h às 19hrs. 

Vale lembrar que a vacinação prevista na caderneta fica disponível o ano todo.