Por Virgínia Pedrosa

Um dos momentos mais esperados por quem quer ingressar na faculdade chegou. A nota do Enem saiu, e agora? Você, candidato(a), sabe o que fazer com sua nota? Qual o melhor programa educacional para ingressar na faculdade que deseja?

ProUni, Sisu e Fies são programas do Governo Federal que auxiliam o candidato a garantir uma vaga em uma instituição de ensino superior, seja ela pública ou privada.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) disponibiliza bolsas parciais e integrais para estudantes de baixa renda em instituições privadas de ensino superior.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)  financia o custo de todo o curso para estudantes em redes privadas. A quitação da dívida é feita após a conclusão do curso.

Já o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a porta de entrada para candidatos que desejam cursar em universidades públicas.

A participação do aluno no Enem e não zerar na redação são tópicos imprescindíveis para a inscrição nos programas. Entretanto, cada um possui algumas características únicas.

Nos programas ProUni e Fies é necessário ter nota superior a 450 pontos no Enem. No primeiro, o candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo caso queira obter a bolsa integral. Por outro lado, quem deseja a bolsa parcial, que cobre 50% do valor da mensalidade, a renda exigida é de até 3 salários mínimos por pessoa.

A inscrição no ProUni também depende do candidato ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada com bolsa de estudos.

Para conseguir o Fies, também é necessário comprovar que possui renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.

Um diferencial dos programas acima é a possibilidade de usar notas dos Exames de anos anteriores, com limite no ano de 2010.

Já o Sisu tem como tópicos de inscrição: participação na última edição do Enem e o alcance nota mínima de corte para o curso.

Número de inscritos para o Enem cai consideravelmente 

Segundo dados do Ministério da Educação (MEC) sobre o Enem, é notável a variação no número de inscritos nos últimos 3 anos da edição.

Em 2019 foram cerca de 4 milhões de inscritos, no ano de 2020 o número subiu para cerca de 800 mil novos candidatos e, em 2021, apenas 3,1 milhões de pessoas se inscreveram para o exame.

Em 2022 foram ofertadas mais vagas para os programas de entrada  do que em anos anteriores.  No ProUni foram inseridas mais 111.000, no Sisu 12.681 e no Fies 41.925 vagas.

Maria Valentina, de 22 anos, moradora do bairro Prado, na região oeste de Belo Horizonte, realizou o Enem no ano de 2020 e conseguiu bolsa parcial no curso de Gastronomia pelo ProUni. Por motivos financeiros, preferiu optar pelo Fies em uma das instituições do Grupo Ânima, no mesmo curso. Para ela, a maior dificuldade foi o processo de inscrição até a formalização do contrato.

“O site é bem confuso, as informações não são bem-dispostas e não mostra se você conseguiu fazer sua inscrição ou não; se pudesse avaliar todo o programa, seria uma nota 6 de 10, mas não pelo programa em si, e sim pela falta de funcionalidade e agilidade da plataforma,”, relata.

Eduardo Menezes, de 26 anos, também morador do bairro Prado, ingressou pelo ProUni em uma instituição de ensino privada no curso de Publicidade e Propaganda.

“Se estou formado hoje, é graças ao ProUni, daria uma avaliação positiva para o ProUni, mas uma negativa para a falta de instrução com o uso do portal de matrícula”, pondera.

Camila Guimarães, de 25 anos, moradora do bairro Gutierrez, ingressou pelo Sisu na UFMG no curso de Aquacultura.

“Eu tive uma experiência ótima com o Sisu, minha nota do Enem infelizmente não dava para passar em Biologia, então me inscrevi em Aquacultura, me apaixonei pelo curso e me formei nele. A única dificuldade que tive foi a junta de documentos que é muito extensa, mas o programa em si é maravilhoso, e a plataforma é super bem-feita e fácil de usar”, realça.

O período de inscrição dos programas ProUni e Sisu será aberto durante o mês de Fevereiro. No mês de março são abertas as inscrições para o Fies, confira datas:

ProUni – 22/02 até 25/02

Sisu – 15/02 até 18/02

Fies – 08/03 até 11/03

As inscrições são feitas exclusivamente pela Internet e são gratuitas.