Por Isabela Santana

O Carnaval de Belo Horizonte está repleto de blocos de rua e festas fechadas com grandes artistas. A cidade se tornou um verdadeiro palco de diversão, recebendo cerca de 4,3 milhões de foliões no ano passado. Em 2020, o público poderá escolher entre mais de 500 desfiles de blocos de rua, além de palcos oficiais espalhados pelas regionais, desfiles de escolas de samba e blocos caricatos. 

A Região Oeste é uma das mais frequentadas pelo público, trazendo muitas atrações. Os órgãos públicos e instituições que fazem parte da organização já estão preparados e tomando medidas de reforço para oferecer o melhor serviço para a população, como uma boa limpeza, mobilidade e segurança. 

Limpeza Urbana 

De acordo com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), o Carnaval deste ano contará com quase 1.400 garis, que cuidarão de ruas e avenidas durante todo o evento, 24h por dia. Já os contêineres para receber o lixo comum, com capacidade unitária de 240 litros, irão somar cerca de 9.700 locações, e caminhões-pipa estarão disponíveis para as áreas que exigirem o serviço de lavação. 

A novidade desta edição, segundo Andréa Fróes, diretora operacional da SLU, é a distribuição, aos ambulantes cadastrados pela Prefeitura, de quase 180 mil sacos transparentes para o descarte de lixo. Além disso, durante os dias de carnaval, todos os serviços regulares de limpeza da cidade serão realizados sem interrupção, incluindo a coleta domiciliar, a varrição e capina nos bairros.

Mobilidade

A BHTrans disponibilizou informações sobre o trânsito e transporte durante o Carnaval, contando com algumas alterações na mobilidade urbana. Além disso, a BHTrans também divulgou um guia de bolso com um mapa, onde é possível ver os desvios e os pontos das linhas de ônibus. O usuário poderá baixar o guia e imprimir ou fazer a consulta diretamente no seu celular. 

Uma grande operação de trânsito e transporte está sendo preparada, a recomendação é que os motoristas priorizem trafegar pela Avenida do Contorno, que estará liberada para o trânsito e transporte coletivo. O metrô também terá uma nova operação que, além de atender o Santa Tereza, atenderá as demais estações da capital. 

Como novidade, entre os dias 22 e 25, o Foliônibus, parceiro da Belotur, terá frota de 35 veículos, que vão rodar gratuitamente com um trajeto circular no Centro. O Foliônibus terá uma saída a cada 5 minutos da Avenida dos Andradas, 2.407 (entre a Praça do Perrela e a Avenida do Contorno), seguindo pela Avenida do Contorno, e outro trajeto no entorno do Mineirão, na região da Pampulha.

Segurança

Para a tomada rápida de decisões durante os blocos de rua, o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) terá um Posto de Comando formado por representantes das principais instituições e órgãos públicos envolvidos no Carnaval.

Toda a Guarda Municipal, composta por 2.049 agentes, irá atuar nas ruas em escalas. Cerca de 14 equipes compostas por dois guardas, dois agentes da BHTrans, dois fiscais e dois policiais militares, irão circular diariamente pela cidade. E, ainda, quase 2 mil câmeras estarão espalhadas pela cidade e serão visualizadas no COP-BH, monitorando o movimento e aprimorando as rondas feitas pelos agentes da Guarda Civil Municipal, no combate a atos de vandalismo. Os guardas municipais podem ser acionados pelos cidadãos pessoalmente ou pelo telefone 153.

Comércio 

Os empresários estão com muitas expectativas para as vendas durante o Carnaval. De acordo com uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) com os empresários da capital, entre os dias 20 de janeiro e 03 de fevereiro, é esperado um volume de vendas maior de produtos alimentícios (57,4%), acompanhado pelas vendas de bebidas (52%). Logo em seguida, vêm as vendas de roupas (17,6%), adereços ou fantasias (10%), cosméticos (8,5%) e instrumentos musicais (2,7%).

A pesquisa também apontou que a maior parte dos foliões vão optar pelo pagamento à vista (86,1%), e o gasto médio será de R$ 54,79 em cada compra realizada durante o período oficial do Carnaval.

Bloco de rua no Buritis. (Foto: Rodney Costa)

We Love Carnaval

O UniBH, Campus Buritis, irá sediar a segunda edição do We Love Carnaval, que está trazendo uma programação mais que especial para os foliões do bairro. O Centro Universitário se transformará em uma verdadeira cidade de Carnaval, e espera por um grande público.

Sábado (22) – Thiaguinho, Matheus e Kauan, Baianeiros

Domingo (23) – Cláudia Leitte, Turma do Pagode, Chama o Síndico

Segunda (24) – Gusttavo Lima, Tuca Fernandes, Pacato Cidadão

Terça (25) – Alok, Atitude 67, Lagum

Os ingressos para o evento podem ser comprados pelo site.

Programação Região Oeste

A programação conta com inúmeras atrações e uma mistura de vários estilos musicais para todos os gostos. Confira:

Carnaval do Mirante

Local: Mirante Beagá 

Sexta (21) – Baile do Dennis

Sábado (22) – Wesley Safadão, Felipe Araújo, Pedro Sampaio, DDP Diretoria, DJ Vavá

Domingo (23) – Tomate, Banda Eva, Breno Rocha, Du Monteiro, Hot, DJ Vavá

Segunda (24) – Diplo, KSHMR, Claptone, Timmy Trumpet

Terça (25) – Ferrugem, Dilsinho, Sorriso Maroto, Deixa Falar, DJ Vavá

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site e o valor varia de acordo com o dia escolhido.

CarnaLand

Local: Land Spirit – BR 356, km 7,5, s/nº, Belvedere

Sábado (22) Mc Livinho, Chemical Surf

Domingo (23) Fica Comigo

Segunda (24) Kevin O Chris, Make U Sweat 

Os ingressos para o evento podem ser comprados pelo site.

Blocos de Rua 

Sábado (15)

  • Atenção Creuzebeck
    Concentração às 12h
    Rua Três Corações, 8, Calafate
  • Bloco Kombi Dubaea
    Concentração às 14h
    Rua Henrique Badaró Portugal

Domingo (16)

  • Bloco Buritis de Guimarães Rosa
    Concentração às 8h
    Rua Henrique Badaró Portugal, 68, Buritis

Sábado (22)

  • Bloco Me Bebe Que Sou Cervejeiro
    Concentração às 12h
    Rua Cláudio, 110, Prado