Em estudo sobre a pretensão de compra do mineiro, a Fecomércio mostrou que este período do ano gera um aumento de 51,7% nas vendas do setor de hiper e supermercados

Por Victória Farias e William Araújo

Com a Páscoa chegando, crianças, pais, religiosos e trabalhadores se preparam para aproveitar o feriado. Açougues, peixarias e supermercados passam a priorizar a exposição de peixes e chocolates e algumas famílias organizam suas reuniões.

Uma pesquisa do setor de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), indicou que a intenção de consumo para o feriado não mudou muito em relação ao ano passado. Neste ano, 48,8% das pessoas pretendem gastar com presentes de Páscoa – 0,01% a mais que em 2016.

Destes, 92,7% escolherão agradar com chocolates ou doces, 60% presentearão com ovos de Páscoa e 76,6% não gastarão mais de R$100,00, de acordo com a pesquisa. Por isso, empresas estão improvisando em liquidações para que os clientes abram mais o bolso.

Enquete:
[googleapps domain=”docs” dir=”forms/d/e/1FAIpQLScXwSMJxj7crIIqJgvkpdkFPHd8LrboOovy-pZXIqNznCzRwA/viewform” query=”embedded=true” width=”760″ height=”500″ /]

No Buritis, apesar da crise, o setor de hipermercados e supermercados, com razão, não deixou de investir para a data. Segundo o estudo, o período causa um impacto positivo de 51,7% nas vendas destes estabelecimentos. Os açougues e peixarias não ficam para trás, atingindo um aumento de 43,6%.

As empresas perceberam esse aquecimento e acompanharam as tendências de vendas, oferecendo mais de quatro marcas de ovos de chocolate. Nestlé, Garoto, Ferrero Rocher, Lacta e Arcor são algumas delas. Contudo, o maior investimento, por parte dos empresários, ainda continua sendo as promoções e atendimentos diferenciados.

Existem, no bairro, quatro redes supermercadistas, sendo elas: Super Nosso, Verdemar, Supermercados BH e Epa Plus. Além dessas, há as lojas Americanas, uma rede lojista tradicional na venda de ovos de Páscoa na cidade, localizada dentro do Shopping Paragem.

Todas as estratégias sadias são válidas na disputa pelo cliente. Criar kits e cestas de Páscoa com doces variados, inserir brinquedos e canecas nas embalagens, colocar ovos de chocolate dentro de latinhas vintages.

Entre os quatro motivos apontados pelo estudo como os mais atraentes a consumidores, foram listadas as promoções, o valor reduzido, o atendimento diferenciado e a variedade de produtos.

De todas as marcas presentes no Buritis, a Lacta é a que apresenta maior variedade e, em contrapartida, a Ferrero Rocher, que possui a linha de chocolates Kinder Ovo, tem menos produtos diferentes dispostos.

Para a pesquisa de pretensão de compra da Fecomércio MG, o hábito de não presentear nesta data, não ter condições financeiras e estar endividado (a) são os três maiores motivos que levarão as pessoas a não comprar presentes nesta Páscoa.

Quando o consumidor foi perguntado onde pretende realizar a compra, as lojas do hipercentro apareceram com 31% das preferências e os supermercados e hipermercados tiveram 27,8% das escolhas. Enquanto isso, lojas de shoppings e de vizinhança demonstraram, respectivamente, 25,9% e 15,2%.

Levados novamente pelo atual recrudescimento da economia, os consumidores também responderam que não pretendem assumir dívidas, por isso o meio de pagamento mais praticado neste feriado será à vista no dinheiro e no cartão de débito, segundo estatísticas.

Abaixo, veja os valores praticados para ovos de páscoa nos hiper e supermercados do bairro Buritis.

Tabela de valores da marca Nestlé no Bairro Buritis

Tabela de valores da marca Nestlé no Bairro Buritis

 

Tabela de valores da marca Lacta no Bairro Buritis

Tabela de valores da marca Lacta no Bairro Buritis

 

Tabela de valores da marca Garoto no Bairro Buritis

Tabela de valores da marca Garoto no Bairro Buritis


Tabela de valores da marca Ferrero Rocher no Bairro Buritis

Tabela de valores da marca Ferrero Rocher no Bairro Buritis

 

Fontes:

Pesquisa sobre pretensão de compra para o feriado de Páscoa.
Pesquisa sobre expectativas do comércio para o feriado de Páscoa.

Valores da marca Nestlé disponíveis no bairro Buritis – 2017

Valores da marca Lacta disponíveis no bairro Buritis – 2017

Valores da marca Garoto disponíveis no bairro Buritis – 2017

Valores da marca Ferrero Rocher disponíveis no bairro Buritis – 2017

 

Se você tem alguma sugestão de pauta sobre os bairros Buritis e Estoril, faça contato logo abaixo.

[contact-form-7 404 "Not Found"]