Por Ney Felipe

É necessário ter portas corta-fogo nos condomínios? Qual a finalidade dessas portas? Há alguma legislação que regulariza essas portas? No condomínio de hoje falaremos sobre saída de incêndio e portas corta-fogo.

As portas corta-fogo em condomínios não se fazem necessárias apenas para tirar o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Elas são o tipo de item que, estando nas condições corretas de uso, salvam vidas.

As portas corta-fogo são obrigatórias em edifícios desde de 1983, seu nome foi dado por manter a fumaça e fogo longe das escadas por cerca de 60 minutos, ou até mesmo duas horas, ampliando tempo e condições de esvaziar o prédio em caso de incêndio.

As portas comercializadas no Brasil passam por testes de conformidade, realizados no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). As portas qualificadas por meio do selo de certificação ABNT 11742.

Cada unidade deve receber, no sentido da rota de fuga, uma placa com os dizeres em maiúsculo: Porta corta-fogo –  é obrigatório manter fechada, instalada entre 1,60 m e 1,80 m acima do piso, num letreiro com fundo branco e letras verdes, ou vice-versa.

Um detalhe importante é que a Brigada de Incêndio é a responsável por decidir as rotas de fuga no local, e todos os condomínios precisam ter uma equipe treinada para casos de acidente.

A manutenção dessas portas é de responsabilidade do síndico ou do administrador. Ele deve providenciar mensalmente e semestralmente. A revisão mensal fica por conta de verificações do funcionamento automático e de todos os acessórios, além da limpeza das peças. Já na semestral, as atenções são para a lubrificação de todas as partes móveis, e a conferência da legibilidade dos identificadores da porta.

Em caso de mau uso dessas portas por parte dos moradores, o síndico deve conversar sobre a gravidade da questão, já que em caso de incêndio as pessoas ficariam ali, barradas, sem ter para onde ir. Os casos em que se nota mau uso são principalmente: Trancar a porta, calçar a porta para que fique aberta e obstrução.

Nosso programa fica por aqui, desejamos um feliz natal, boas festas e feliz 2018!

Até mais.

https://www.youtube.com/watch?v=_0De518IAIA&feature=youtu.be