Por Raphael Domingues e Ney Felipe

No dia 21 de agosto, o Comitê de Segurança Pública do bairro Buritis (COMSEBB) foi apresentado oficialmente à comunidade em uma reunião realizada no Clube Chalezinho. A iniciativa conta com a participação de um grupo de voluntários que trabalham para aumentar a segurança nas ruas e espaços públicos do bairro, com apoio dos moradores, condomínios, comércio, instituições locais e Polícia Militar.

O evento contou com a participação de empresários, policiais e autoridades, como o Secretário Municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Ribeiro Zeferino. Ele considerou essa iniciativa um grande passo em busca de soluções para aumento da segurança, o que, no seu entendimento, só pode ser alcançado com engajamento de todos.

Gracielle Torres, presidente do COMSEBB, explica que essa união de esforços já vem sendo estimulada desde maio de 2016.

“Já temos dois anos e meio praticamente de trabalho com parceira com a Polícia Militar e tem sido um trabalho fantástico para o nosso bairro. A grande motivação do COMSEBB é trazer a organização e a motivação para as pessoas, moradores, empresários do bairro para que eles possam usufruir de uma segurança cada vez mais eficiente”.

https://www.youtube.com/watch?v=JVYo12D_WXk&feature=youtu.be

Lançamento do Câmera Cidadã

Na mesma ocasião, o COMSEBB apresentou o Projeto Câmera Cidadã, plataforma colaborativa digital desenvolvida por uma empresa de segurança que atua no bairro.  A expectativa é que a nova ferramenta acrescente e melhore os esforços de segurança, juntamente com o trabalho da Polícia Militar. Essa rede de monitoramento online permite aos usuários compartilhar as imagens externas das câmeras de vigilância instaladas em seus prédios e estabelecimentos comerciais.

Bruno Mesquita, idealizador da plataforma, fala da parceria criada e da funcionalidade do aplicativo REDISEG:

“Podem ser criados grupos de uma rua, de um bairro e até mesmo condomínios e interagir no momento de uma emergência e de pânico. Depois de formados os grupos, num momento de necessidade, emergência ou suspeita, elas podem ajudar umas às outras, sendo esse o conceito de segurança colaborativa”.

https://www.youtube.com/watch?v=RtLjnGgcEi8&feature=youtu.be

Moradores do Buritis destacam a importância do programa para o bairro

O advogado Gustavo Prado acredita que futuramente todas as ruas contempladas com o projeto estarão 100% monitoradas e as pessoas ficarão mais atentas com isso.

“Um projeto como esse em que a gente consegue monitorar um ambiente, mostrando para a sociedade que ela precisa ficar atenta, fatalmente não teremos um ladrão ou um evento que possa prejudicar a segurança”.

A profissional de relações públicas, Mônica Prado, reforça o quanto é importante o engajamento de todos os moradores do Buritis.

“A COMSEBB veio exatamente para nos mostrar que temos que descruzar os braços e agir, então ela tem uma iniciativa muito bacana com a Câmera Cidadã.”

https://www.youtube.com/watch?v=sIt7HtIS9ZE&feature=youtu.be