Por Tariq Augusto

O Carnaval se aproxima e a expectativa esse ano é que tenha cerca de 3,6 milhões de foliões curtindo a festa na capital mineira. No bairro Buritis, a folia tem início no dia 3 de fevereiro com um pré-carnaval, além de três blocos confirmados: Bloco da Oca, Inimigos do Fim e Baianeiros, segundo a Associação de Moradores do Bairro Buritis (ABB).

O presidente da ABB, Braulio Lara, juntamente com a Polícia Militar, Comitê de Segurança do bairro Buritis (COMSEBB) e os organizadores dos blocos, se reuniram terça-feira (23) para discutir os preparativos de 2018. “Espero que a gente tenha um ambiente sadio para que o morador possa brincar o carnaval, já que Belo Horizonte se habilitou a ser uma opção efetiva. Só pedimos para que as pessoas curtam da melhor forma, tendo zelo pelo bairro”, disse Braulio.

Reunião realizada dia 23/01/2018 na ABB - Foto: Tariq Augusto

Reunião realizada dia 23/01/2018 na ABB – Foto: Tariq Augusto

O Bloco Os Baianeiros criado em fevereiro de 2015, desfilará pelo quarto ano no bairro, com trio elétrico vindo da Bahia. A expectativa é de 80 mil pessoas, segundo Renata Campos, responsável pelo bloco. Já o Bloco da Oca, fundado em 2017, está confirmado para desfilar com expectativa de 3 mil pessoas. “O bloco foi idealizado buscando resgatar os encontros familiares e os carnavais de antigamente, arrastando alegria”, conta a organizadora Karine Rolim.

Os moradores aguardam pela festa que cresce a cada ano na região. Confira:

https://youtu.be/yWIJNO0q8SY

Em contrapartida, não são todos os moradores que se sentem confortáveis com o evento. “Acho super saudável a festa doméstica, os pequenos blocos e os moradores participando, mas, acredito que não devem promover grandes eventos, vindo pessoas de outras cidades ou estados para dentro de um local que mal comporta a população que tem, haja vista a verticalização que existe”, declarou o morador Paulo Gomide, que participou da reunião.

 

Confira abaixo a programação da região:

CARNA BURITIS

O pré-carnaval, ocorre nos dias 3 e 4 de fevereiro, na Rua Senador Lima Guimarães, próximo ao nº 40. No primeiro dia, a partir das 13h shows com: Mestre Linguinha, Banda Belourinho e Dj Charlinho. No segundo dia a partir das 10h: Bloco da Ci, Silva e a Máquina do Tempo, Banda Brilhantina e Dj Charlinho.

BLOCO DO OCA

O bloco familiar com percussão no ritmo de marchinha desfila no domingo, 11 de fevereiro, com concentração na rua Henrique Badaró Portugal, nº 480, à partir das 10h.

INIMIGOS DO FIM

Os desfiles acontecem no sábado (10) e na segunda (12) de carnaval, com concentração às 16h na Praça Aroldo Tenuta. O bloco seguirá a Av. Mário Werneck sentindo UNIBH.

BLOCO BAIANEIROS

O Baianeiros traz o carnaval de Salvador para o Buritis, no comando de Danniel Maestri e Lelo Lobão, ex-baixista da banda Chiclete com Banana. A concentração será na terça-feira, 13 de fevereiro, à partir de 12h na Av. Aggeo Pio Sobrinho, 401.

As atrações são gratuitas e abertas à comunidade. Existem outros blocos a serem confirmados.