Por Arthur Scafutto

É celebrado no dia 4 de outubro o Dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais. Na data de sepultamento do santo, peregrinos, seguidores e amantes dos animais promovem eventos e buscam bênçãos para seus pets.

Apesar de ser comum cães e gatos adentrarem igrejas nesta época, ainda assim, é possível ver animais domésticos perdidos em várias esquinas, escondendo da chuva em marquises ou com machucados profundos.

Filhotes de gatos - Foto: Pixabay

Filhotes de gatos – Foto: Pixabay

 

O que as pessoas não entendem é que a responsabilidade de ter um animal de estimação ultrapassa a individualidade e se estende à comunidade.

Abandonar um animal gera problemas muito maiores do que aparenta. Segundo a Professora de Medicina Veterinária Prhiscylla Sadanã Pires, a responsabilidade de ter um animal doméstico é a mesma de ter um filho pequeno em casa.

“O mais importante a se fazer é conscientizar as pessoas da responsabilidade que é ter um animal. Ser dono de um animal é como ter um filho, se exige responsabilidade financeira sobre essa vida. Portanto, caso esse animal adoeça, o dono deve arcar com os custos do tratamento e com a segurança”.

O risco envolvido com animais abandonados é alto. De acordo com a professora, muitos animais de rua podem transmitir doenças e infecções. Por isso, é necessário acionar o órgão responsável para que se tomem as devidas providências.

“A medida mais correta é ligar para o centro de zoonoses da prefeitura, e este deverá recolher o animal. Lá, o animal receberá os cuidados necessários, realizará exames, será cadastrado no banco de dados, poderá ser encaminhado para uma feira de adoção e, somente depois, as pessoas poderão se apossar deste”.

Com o amor, atenção e cuidado, devemos sempre ter em mente o bem-estar de nossos amigos leais. “O mais importante é que o legado que São Francisco de Assis deixa a respeito dos cuidados aos animais é o zelo, cuidado e o carinho, de praticar a posse responsável assim como fazemos com nossos entes queridos”, completou Prhiscylla.

Você sabia?

São Francisco nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1182. Era um jovem rico que, ao deparar-se com a pobreza vista nas ruas de sua época, abdicou de seus bens materiais. O Santo é padroeiro dos animais e criou a ordem Franciscana, à qual tem muitos seguidores que fazem voto de pobreza e peregrinam.

São Francisco de Assis - Foto: Pixabay

São Francisco de Assis – Foto: Pixabay

Santa Clara de Assis, padroeira da paróquia do bairro Buritis, foi a fundadora do ramo feminino da ordem franciscana. Italiana, Clara nasceu em 1193, na cidade de Assis. Fora a primeira mulher da igreja a se interessar pelos ensinamentos de Francisco de Assis, embora sua família nunca tenha sido a favor de sua vocação religiosa (fonte: Igreja dos Capuchinhos )

A data de comemoração do dia de São Francisco de Assis deriva de uma homenagem ao dia de sua morte, 4 de outubro de 1226. Ele  foi sepultado na Igreja de São Jorge, na cidade de Assis e, após dois anos da sua morte, foi canonizado pelo Papa Gregório IX (fonte: Despertar Franciscano).

 

 

Serviço

Para dar benção ao seu animalzinho, veja as paróquias e seus eventos abaixo:

BELO HORIZONTE

Capela São Francisco de Assis (Igreja da Pampulha)

Av. Doutor Otacílio Negrão de Lima, 3000 – Pampulha.

Informações: 4101.1174

Tema: De Bento Rodrigues à Amazônia: São Francisco rogai pela nossa Casa Comum

4 Outubro

9h às 12h e 16h às 17h – Bênção dos animais

19h30 – Terço

20h – Missa

 

*Loja de artigos religiosos aberta todos os dias

 

Mosteiro Santa Clara – Irmãs Clarissas

Rua Santa Rita Durão, 888 – Funcionários.

Informações: 3261-1538

4 de outubro às 7h – Missa

 

Paróquia Santa Clara e São Francisco

Rua Carmelita Coelho da Rocha, 190 – Bairro Independência.

Informações: 3387-9692

4 de outubro às 20h – Missa em louvor a São Francisco de Assis

7 de outubro às 19h30 – Missa e barraquinhas

 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Comunidade São Francisco de Assis

Praça Manoel Batista Baia, 22 – Bairro Mantiqueira.

Informações: 3450-4955

1 de outubro às 19h–  Missa presidida por dom Edson Oriolo

 

Paróquia São Francisco das Chagas

Praça São Francisco das Chagas, 223 – Carlos Prates.

Informações: 3412-9788

4 de outubro

7h30 – Missa

8h30 – Missa no Lar Frei Zacarias

9h e 15h – Bênção dos animais

19h – Missa, confraternização, apresentação da Banda da Polícia Militar

*Barraquinhas durante todo o dia

*Gesto concreto: fraldas geriátricas, material de higiene pessoal, leite, material de limpeza

 

Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe

Rua Dr. Sylvio Menicucci, 70 – Bairro Castelo.

Informações: 3476.8692

4 de outubro às 20h – Missa na igreja São Francisco de Assis

 

Fonte na íntegra: Arquidiocese de Belo Horizonte