Prédios abandonados levam risco ao bairro Buritis

Mesmo com mercado imobiliário expressivo, Buritis conta com diversos prédios inacabados ou abandonados

Por Welleson Mendes e William Araújo

Ao caminhar pelas ruas do Buritis – em locais como a avenida Professor Mário Werneck e ruas adjacentes –, além da grande concentração de prédios, devido à verticalização do bairro, veem-se vários prédios abandonados ou em construção.

Entre 1990 e 2000, o Buritis sofreu expressivo crescimento populacional. Parte desse aumento se deveu à ligação direta do bairro com o centro da cidade. A partir daí, a demanda por imóveis se ampliou, justificando a forte verticalização dos últimos anos.

O curioso é que, nas propostas iniciais de desenvolvimento da região (implementadas pela construtora Convap), a construção de tantos edifícios não estava nos planos das empreiteiras, que viam o lugar como último portal de ocupação familiar da Zona Sul belo-horizontina. Tal molde não se popularizou, e, com o crescimento populacional, aumentou a demanda por condomínios.

O problema da verticalização é que, após altas aplicações – e diante das incertezas do mercado imobiliário –, proprietários e investidores deixaram obras inacabadas pelo bairro, ou as repassaram a outros investidores. Com a burocracia da transferência, as construções permanecem paradas por longos períodos. Algumas estão paradas há mais de 20 anos, a exemplo do prédio localizado na avenida Professor Mário Werneck, na esquina com a rua Maria Heilbuth Surette.

Prédio na esquina da Av. Prof. Mário Werneck com rua Maria Heilbuth Surette

Riscos

Os prédios inacabados, em diversas regiões do bairro, trazem grandes riscos à população. Um dos mais preocupantes diz respeito à estrutura das construções. Com o passar do tempo, sob mudança constante de temperatura, o esqueleto exposto da obra pode se degradar. A iminência de desabamento é grande e põe em risco a vida de quem mora ou trabalha em áreas próximas à obra abandonada.

Ao todo, foram encontradas 21 obras inacabadas em áreas as mais diversas variadas do Buritis. Algumas ruas chegam a abrigar dois prédios “em processo”. No dia 12 de novembro, durante a chuva que caiu sobre Belo Horizonte, um muro desabou na rua Tito Guimarães. O acidente interditou uma área de lazer e um apartamento. Com a chegada das “águas de verão” ao bairro, o risco aumenta. Afinal, estruturas antigas e fracas podem ceder à força dos temporais.

Paulo Gomide, membro da Associação de Moradores do Bairro Buritis, ABB,  há anos alertava sobre o perigo das construções na região. No vídeo abaixo, feito em 2010, ele mostra como estava a situação do muro que, agora, em 2016, desabou.

Limpeza e segurança

Depois de muito tempo abandonados, os prédios começam a se encher de detritos em seu interior – e, por vezes, no exterior, com o acúmulo de lixo nas entradas. Além dos animais peçonhentos e dos insetos, atraídos pelo acúmulo de lixo, há o problema da dengue, com a disseminação do Aedes aegypti.

Segundo o último balanço sobre a dengue, realizado no dia 18 de novembro de 2016, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), a região Oeste é a sétima com mais casos de dengue em Belo Horizonte. Entretanto, trata-se da área com maior proliferação de ovos do Aedes. Ao longo do ano, foram 13.852 casos confirmados da enfermidade, apenas na região.

Com as chuvas frequentes em certos períodos do ano, a situação se agrava. Sem limpeza adequada, os prédios se tornam criadouros de mosquitos da dengue. Mesmo que os condôminos vizinhos tomem precauções para evitar a doença, as obras inacabadas hospedam os transmissores e representam um perigo para quem vive próximo.

Em março, a prefeitura autorizou a entrada forçada em alguns prédios do Buritis, para limpeza, a exemplo daqueles que ficam na avenida Professor Mário Werneck, na esquina com rua Maria Heilbuth Surette, e na obra pausada da rua Ernani Agrícola, nº 169. Mesmo com a limpeza, as obras continuam paradas.

Outro problema dos prédios abandonados é o uso inadequado. Alguns prédios, como o da rua Líbero Leone, estão abertos. Tais construções podem ser usadas para atividades ilícitas, e representam mais um perigo para a população.

Foto – Welleson Mendes

Ruas com prédios abandonados ou em construção há anos

  • Avenida Professor Mario Werneck

  • Rua Líbero Leone

  • Rua Jandiatuba

  • Rua Laura Socres Carneiro

  • Rua Alessandra Salum Cadar

  • Avenida Protássio de Oliveira Pena

  • Rua Professor Miguel de Sousa

  • Rua Maria Heilbuth Surette

  • Rua Ernani Agrícola

  • Rua Stella Hanriot

  • Avenida Aggeo Pio Sobrinho

  • Rua Tereza Mota Valadares

  • Rua Iracy Manata

  • Rua Consul Walter

  • Avenida Deputado Cristovam Chiaradia

  • Rua Moisés Kalil

William Araújo

Estudante de jornalismo no UniBH e repórter no Jornal Daqui BH - um parceiro hiperlocal do Portal UAI e Jornal Estado de Minas. "Os livros são o templo do jornalista, mas é nas ruas que ele congrega". William Araújo

Recent Posts

Extração de Sisos: Um Procedimento Crucial para a Saúde Bucal

A extração de sisos é crucial para a saúde bucal. Qual a idade ideal? Quais…

1 mês ago

Festa Junina no Buritis

Para além da comemoração! Festas Juninas é o amor familiar.

9 meses ago

FOGO E PANE ELÉTRICA EM CARROS CAUSA DESESPERO EM PONTOS DA ZONA OESTE

Entenda a importância de uma seguradora de carros para esse tipo de acidente

10 meses ago

Frio impacta na venda de sorvetes e gelatos

Por Rafael Braga Naturalmente durante o inverno, o movimento de sorveterias e gelaterias cai consideravelmente…

10 meses ago

Xiaomi e Skate no Buritis

A amostra no Unibh com aparições de skatistas profissionais e surpresas ao público

11 meses ago

Desfile da Luta Antimanicomial

Qual a importância dessa luta? Uma luta que utiliza desfiles e músicas para alcançar melhorias?…

12 meses ago