ENEM Digital: número de ausentes aumenta no segundo dia de prova

Por Ana Maria Rocha

No último domingo, 07/02, o Brasil finalizou a aplicação do primeiro Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) feito de maneira digital. 

Após 22 anos, desde a sua criação, é a primeira vez que isso ocorre no país. O isolamento social, provocado pela pandemia da Covid-19, é o principal norteador dessa transformação.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, junto ao Ministério da Educação, relatou que 68,1% dos estudantes se ausentaram no primeiro dia de prova, realizada no domingo, dia 31 de janeiro. Tal número equivale a 58.489 inscritos. No segundo dia, o número de pessoas ausentes aumentou para 71,3%, o equivalente à 66.370 estudantes dos 96 mil inscritos na versão digital.

Entre as questões que constituíram as provas, abordagens sobre vacina, desigualdade sociais e ecologia marcaram o conteúdo.

TEMA DA REDAÇÃO

O tema da redação, não obstante, também se voltou para problemáticas sociais do Brasil. “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do país” foi a proposta de texto dissertativo-argumentativo apresentada aos estudantes.

Entre as possibilidades de abordagem, temáticas como saneamento básico, desigualdade nos investimentos, analfabetismo, preconceito linguístico, diferença habitacional, acesso à saúde, transporte e questões de infraestrutura foram postas em prática.

PROBLEMAS TÉCNICOS

O diretor tecnológico do Inep, Camilo Mussi, afirmou que, apesar de a aplicação não precisar de conexão com a internet, houve um problema em um dos servidores para a distribuição de todas as provas. Os estados afetados por esse problema foram: Alagoas, Amapá, Rio Grande do Sul, Tocantins e também no Distrito Federal.

PEDIDO DE REAPLICAÇÃO DAS PROVAS

Segundo o Portal Nacional da Educação, alguns participantes inscritos na versão digital do ENEM poderão solicitar a reaplicação da prova, entre os dias 8 e 12 de fevereiro, caso façam parte dos seguintes critérios:

· Candidatos que contraíram doenças infectocontagiosas ou quaisquer outras doenças infectocontagiosas nos dias anteriores à prova (versão digital do exame);

· Candidatos que obtiveram erro no sistema de avaliação do exame;

· Candidatos que não conseguiram realizar a prova por problemas de logística;

Segundo o vestibulando Enzo Silva Xavier, que realizou a prova em sua versão digital, sua escolha baseou-se no fato de se identificar muito com tecnologia e também por achar que a redação seria feita de forma digital.

“A plataforma era extremamente simples, didática e funcional. O ENEM Digital é mais rápido de fazer, não precisa passar para o gabarito e muito menos se preocupar com os erros, porque tem a possibilidade de desfazer a ação. O único ponto negativo, para mim, foi o fato da redação ser escrita, porque eu queria fazer pelo computador seria mais fácil e mais rápido”, comentou o estudante.

Outro ponto positivo, para Enzo, foi a explicação dos auxiliares de tecnologia. A plataforma foi apresentada aos alunos em formato de tutorial, mostrando todas as suas funcionalidades.

A estudante Gabriela Milagres Imbroisi realizou a prova no bairro Caiçara, em Belo Horizonte. Segundo ela, a sua escolha pela versão digital se deu pelo fato de fazer cursinho online e achar mais fácil, porque já estava acostumada a fazer simulados sob a mesma regra. A estudante também reforça que o ambiente da prova é melhor. “Tem separadores entre as mesas e isso impede de ver as pessoas saindo e entrando da sala, o que evita o desvio de atenção”, comentou.

O único ponto negativo, apontado pela estudante, foi a demora para a aplicação da prova. Marcada para ser aplicada às 13h30, horário de Brasília e a liberação só aconteceu às 15h.

O ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um critério de seleção de estudantes que querem ingressar em universidades públicas ou para aqueles que querem concorrer a bolsas de estudo por meio de financiamentos. Para fazer o exame, os candidatos devem estar perto de concluir ou já terem concluído o ensino médio, embora o Ministério da Educação (MEC) também ofereça a possibilidade para alunos treineiros.

Jornal Daqui BH

Recent Posts

Extração de Sisos: Um Procedimento Crucial para a Saúde Bucal

A extração de sisos é crucial para a saúde bucal. Qual a idade ideal? Quais…

1 mês ago

Festa Junina no Buritis

Para além da comemoração! Festas Juninas é o amor familiar.

9 meses ago

FOGO E PANE ELÉTRICA EM CARROS CAUSA DESESPERO EM PONTOS DA ZONA OESTE

Entenda a importância de uma seguradora de carros para esse tipo de acidente

10 meses ago

Frio impacta na venda de sorvetes e gelatos

Por Rafael Braga Naturalmente durante o inverno, o movimento de sorveterias e gelaterias cai consideravelmente…

10 meses ago

Xiaomi e Skate no Buritis

A amostra no Unibh com aparições de skatistas profissionais e surpresas ao público

11 meses ago

Desfile da Luta Antimanicomial

Qual a importância dessa luta? Uma luta que utiliza desfiles e músicas para alcançar melhorias?…

12 meses ago