CPI da Covid é instaurada em Belo Horizonte para investigar gastos da PBH na pandemia

Por Ana Maria Rocha 

De acordo com a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), cerca de 14 vereadores assinaram um requerimento que apoia a apuração do modo como a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vem utilizando os recursos que foram repassados pelos governos federal e estadual para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

No dia 27 de maio, foi instalada na CMBH a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 para apurar a atuação da utilização dos recursos públicos pela PBH.

A CPI é composta pelos seguintes parlamentares, dividida em efetivos e os suplentes.

Efetivos:

Bruno Miranda (PDT – Partido Democrático Trabalhista);

Flávia Borja (AVANTE);

Irlan Melo – relator (PSD – Partido Social Democrático);

Jorge Santos (REPUBLICANOS);

José Ferreira (PP – Partido Progressista);

Professor Juliano Lopes – Presidente (AGIR);

Nikollas Ferreira (PRTB – Partido Renovador Trabalhista Brasileiro).

Suplentes:

Ciro Pereira (PTB – Partido Trabalhista Brasileiro);

Helinho da Farmácia (PSD – Partido Social Democrático);

Marilda Portela (CIDADANIA);

Marcos Crispim (PSC – Partido Social Cristão);

Miltinho CGE (PDT – Partido Democrático dos Trabalhadores);

Pedro Patrus (PT – Partido dos Trabalhadores);

Walter Tosta (PL – Partido Liberal).

Segundo a CMBH, foram autorizados dois requerimentos para investigação. Um requerimento refere- se ao detalhamento de valores destinados para a disponibilização de leitos exclusivos para os casos de covid-19 na cidade e o outro refere-se ao compartilhamento de informações sobre os recursos repassados pela União para o enfrentamento à pandemia.

Na reunião do dia primeiro de junho deste ano, a CPI intimou o secretário municipal de saúde, Jackon Machado Pinto, para ser ouvido como testemunha na reunião do dia 24/06.

Segundo a CMBH, a CPI também aprovou o envio de seis pedidos de informação dirigidos ao Executivo Municipal e seus órgãos acerca da gestão da covid-19 na cidade. Entre os questionamentos estão valores destinados ao combate à pandemia em créditos suplementares ao Orçamento; multas aplicadas a empresas de ônibus que descumpriram regras sanitárias; leitos de UTIs ocupados por pacientes do interior; medicamentos, insumos, EPIs e testes rápidos adquiridos; profissionais de saúde contratados; gastos com publicidade; repasses federais, estaduais e doações para o enfrentamento à pandemia; e contratações com dispensa de licitação.

Mas afinal o que é uma CPI?

Comissão Parlamentar de Inquérito são comissões temporárias da Câmara Federal e do Senado, que possuem prazo de validade e objetivos bem definidos. Podem ser definidas como um conjunto de parlamentares nomeados para vigiar possíveis prejuízos cometidos por políticos e agentes públicos que tenha grande importância para a vida pública. As comissões do âmbito municipal também podem promover audiências públicas, visitas técnicas e fazer a solicitação de informações e consultas ao Poder Executivo.

Como funciona?

Para uma Comissão Parlamentar do Inquérito seja instalada é necessário que seja feita uma votação e que pelo menos um terço dos membros legislativos estejam de acordo com a sua aprovação. É de suma importância que o pedido de abertura tenha explicitamente o fato a ser investigado e um prazo certo para o seu começo e fim. As CPIs costumam durar 120 dias, tendo a possibilidade de prorrogação por mais 60 dias.

A escolha dos seus membros acontece mediante a indicação dos próprios partidos e de acordo com a quantidade de partidos que existentes na Câmara ou no Senado. Quanto mais políticos existir em uma sigla, mais representantes ela terá na comissão.

Jornal Daqui BH

Recent Posts

Extração de Sisos: Um Procedimento Crucial para a Saúde Bucal

A extração de sisos é crucial para a saúde bucal. Qual a idade ideal? Quais…

1 mês ago

Festa Junina no Buritis

Para além da comemoração! Festas Juninas é o amor familiar.

9 meses ago

FOGO E PANE ELÉTRICA EM CARROS CAUSA DESESPERO EM PONTOS DA ZONA OESTE

Entenda a importância de uma seguradora de carros para esse tipo de acidente

10 meses ago

Frio impacta na venda de sorvetes e gelatos

Por Rafael Braga Naturalmente durante o inverno, o movimento de sorveterias e gelaterias cai consideravelmente…

10 meses ago

Xiaomi e Skate no Buritis

A amostra no Unibh com aparições de skatistas profissionais e surpresas ao público

11 meses ago

Desfile da Luta Antimanicomial

Qual a importância dessa luta? Uma luta que utiliza desfiles e músicas para alcançar melhorias?…

12 meses ago