Por William Araújo

Quem imaginaria que o Buritis nasceu como um golpe do destino, desencadeado por uma série de eventos.

Muitos sabem, a fazenda deu lugar ao loteamento Buritis, que pertenceu ao químico industrial Aggêo Pio Sobrinho. Entretanto, não foi ele o responsável pela criação do bairro. Foi outro Aggêo.

Ainda, se você já se pegou pensando no motivo do local ter esse nome e não ter nenhuma árvore Buriti, hoje chegou o dia de descobrir o porquê.

Veja a reportagem completa no link abaixo:

COMO NASCEU O BAIRRO BURITIS

GOSTOU DA INFORMAÇÃO? NÃO SE ESQUEÇA DE SEGUIR A NOSSA FANPAGE E FICAR ATUALIZADO SOBRE AS NOTÍCIAS DO BAIRRO BURITIS. JORNAL DAQUI BH NO FACEBOOK

William Araújo

Estudante de jornalismo no UniBH e repórter no Jornal Daqui BH - um parceiro hiperlocal do Portal UAI e Jornal Estado de Minas. "Os livros são o templo do jornalista, mas é nas ruas que ele congrega". William Araújo

View Comments

  • Sou morador do Buritis e gostei de saber da origem do bairro...... Mas.... onde ficava o lago citado na materia e que seria em frente a sede da fazenda ?

    • Olá, sr. Marcelo. De acordo com o sr. Aggêo Lúcio, filho do Aggêo Pio Sobrinho, o lago era artificial e ficava próximo à segunda etapa de loteamento do bairro, conhecida como Buritis II. A referência é a rua Rubens Caporalli Ribeiro (filho mais velho do Aggeo Pio Sobrinho).

      Não se esqueça de seguir a nossa fanpage http://www.facebook.com/jornaldaquibh

  • Ótima reportagem, tenho 44 anos, sou nascido no Betânia e acompanhei o desenvolvimento do Buritis, inclusive foi nas suas ruas desertas que eu aprendi a dirigir, me lembro que existia a Mendes Jr. , uma placa com o nome buritis no local mais alto do bairro e um poço onde tomavam banho que chamava-se" Fazenda do Argeu. Bons tempos.

  • Bom dia. Acompanhei no final da da década de 1970 e inicio da década de 1980, o desenvolvimento do bairro buritis. Morava na Cidade Jardim, era proprietário de uma marcenaria no Barreiro e passava pela av. Mário Werenck , subia em frente a Escola Americana, que na época era a unica construção da região p pegar o anel rodoviário. Nesse percurso ainda havia um trecho de estrada de terra. Obs. Onde vcs falam Empresa Mendes Sá, o correto é Construtora Mendes JR. Seria interessante que Informassem que o Bandeirante João leite da Silva Ortiz, foi o fundador de Belo Horizonte. Obr.

  • Muito bom. Interessante conhecer a história de onde se vive. Gostaria de saber também da história do barreiro e se há relação com o Barreiro do Amaral de Santa luzia.

  • Excelente texto. Moro no bairro desde 1995, me mudei quando tinha apenas 7 anos. Adorei conhecer a história do lugar onde me criei. Parabéns aos idealizadores do site e ao redator da matéria.

  • Bela reportagem. Conheço o Buritis desde a década de 80 e acabei vindo morar aqui em 2003. Me chamou a atenção na reportagem a ausência da Construtora Mendes Júnior. Em nenhum momento ela é citada, mesmo com nome oculto. Entendo que ela também teve participação fundamental na evolução deste bairro. Ainda assim, foi uma boa leitura. É sempre bom conhecer nossa história. Parabéns!

Recent Posts

Extração de Sisos: Um Procedimento Crucial para a Saúde Bucal

A extração de sisos é crucial para a saúde bucal. Qual a idade ideal? Quais…

1 mês ago

Festa Junina no Buritis

Para além da comemoração! Festas Juninas é o amor familiar.

9 meses ago

FOGO E PANE ELÉTRICA EM CARROS CAUSA DESESPERO EM PONTOS DA ZONA OESTE

Entenda a importância de uma seguradora de carros para esse tipo de acidente

10 meses ago

Frio impacta na venda de sorvetes e gelatos

Por Rafael Braga Naturalmente durante o inverno, o movimento de sorveterias e gelaterias cai consideravelmente…

10 meses ago

Xiaomi e Skate no Buritis

A amostra no Unibh com aparições de skatistas profissionais e surpresas ao público

11 meses ago

Desfile da Luta Antimanicomial

Qual a importância dessa luta? Uma luta que utiliza desfiles e músicas para alcançar melhorias?…

12 meses ago