A Clínica Escola de atendimento ao público, do UniBH, localizada no campus Estoril, recebeu, ontem (31/05), a visita da equipe de reportagem da Rede Globo Minas

Por Victória Trigueiro

A emissora realizou reportagem sobre os procedimentos adequados para tratar vítimas de ataque cardíaco. Pollyana Martins, enfermeira da clínica, explicou a importância das técnicas de massagem vascular e do desfibrilador na vítima.

Segundo a Associação Americana do Coração, 80% dos casos de ataque cardíaco ocorrem fora dos hospitais e 15% nas ruas ou lugares movimentados. Isso diminui, em muito, a possibilidade de sobrevivência das vítimas, que, nesse caso, é de apenas 8%.

Por isso, a importância do aprendizado da execução da massagem cardiovascular. Ela deve ser feita com os braços esticados, entrelaçando os dedos pelas costas da mão, e pressionando o tórax da vítima por, no mínimo, cem vezes por minuto. O braço deve se manter firme e o único movimento, de “vai e volta”, deve ocorrer apenas no tronco do socorrista.

O hospital universitário, que presta atendimento também aos moradores da região, conta com três desfibriladores para uso interno.

Uma lei sancionada em 2007 obriga que locais públicos ou privados, que tenham um grande contingente de pessoas, possua um desfibrilador para atender emergências. Além disso, os responsáveis por esses locais devem oferecer a seus funcionários capacitação sobre o uso desse aparelho.