Por Alexandre Santos

A Clínica de Odontologia do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) oferece atendimento gratuito para pessoas com necessidades especiais. O serviço, ofertado desde o dia 26 de outubro por alunos do curso de odontologia, acontece às segundas-feiras, de 14h às 16 horas da tarde. 

O objetivo da Clínica, que atende crianças, adultos ou idosos com deficiência, é realizar procedimentos como prevenção da saúde bucal, restauração, cirurgia e tratamento de canal. Assim, o espaço também desenvolve projetos de atenção aos cuidadores das pessoas com necessidades especiais, grupos de pesquisa dentro dessa temática e materiais voltados para a comunidade surda e para o condicionamento das pessoas com deficiência dentro de uma clínica odontológica. 

Para agendamento de consulta, os interessados podem ligar na Clínica Integrada de Saúde do UniBH e solicitar o atendimento nos números (31) 3319-9345 ou (31) 3319-9344. 

ESPERANÇA NO BURITIS

A Coordenadora e professora do projeto, Paula Carolina conta que a iniciativa nasceu de um sonho antigo em capacitar profissionais e atender pessoas com algum tipo de deficiência. “A aprovação desse projeto foi a concretização de um sonho semeado por muitos anos”, explica.

Questionada sobre quem se beneficia com o serviço, a professora é enfática ao afirmar: “Todas as pessoas envolvidas!”.

“As pessoas com deficiência, por terem acesso a um atendimento humanizado, gratuito e especializado. Os alunos, por terem contato com essa população, que, geralmente, é negligenciada e esquecida. Assim, a intenção é desmistificar o atendimento e mostrar que existem muitos procedimentos que podem ser feitos por qualquer profissional, desde que ele se dedique para fazê-lo! Os funcionários da clínica, porque o contato direto com esse público nos torna mais sensíveis”, argumenta.

Aluna de odontologia no UniBH, Laura Castro acredita que iniciativas como essa são de extrema importância para a inclusão de pessoas com necessidades especiais em tratamento odontológicos. 

“Realizar ou auxiliar no atendimento às pessoas com necessidades especiais durante a graduação corrobora de maneira significativa para o crescimento profissional e pessoal de cada um”, pondera.

                                                     Reprodução UniBH

ATENDIMENTO ODONTOLOGICO NO SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para todos que precisam do serviço, por meio do programa “Brasil Sorridente”. Tal programa, que teve seu início em 2014, contribuiu para que o Brasil fosse reconhecido como um dos países com o melhor programa de saúde bucal do mundo. São oito mil consultórios e 185 unidades móveis espalhadas pelo território nacional.

Para o agendamento de uma consulta, é importante ter em mãos o cartão do SUS. Caso o paciente não tenha, deverá apresentar um documento original com foto na unidade de atendimento. 

Veja a seguir quais serviços são prestados pelo programa “Brasil Sorridente”:

  • Extrações;
  • Limpezas;
  • Exame bucal;
  • Restaurações;
  • Aplicação de flúor;
  • Retirada dos sisos;
  • Tratamento de cáries;
  • Implante dentário;
  • Aparelho dental gratuito;
  • Biópsias;
  • Cirurgias.