Por Luciano Neto

 

Verão, época boa para curtir uma praia, piscina, cachoeira ou, para quem gosta, uma roça, acompanhados de nossos fiéis companheiros, os pets. Também é a época em que mais nos preocupamos com a quantidade de insetos, principalmente os “mosquitos da dengue”.

Por conta do calor e da umidade, a reprodução desses insetos é maior que o normal. Segundo o Ministério da Saúde, em janeiro de 2019 houve um aumento de 149% nos casos de dengue, com relação ao mesmo período de 2018 – os casos prováveis saltaram de 21.992 para 54.777.

No último dia 15 de janeiro, o Ministério da Saúde anunciou alertas nas regiões Sul e Sudeste sobre a epidemia de Febre Amarela, devido à confirmação de 38 mortes de macacos (epizootia) nos estados do Paraná (34), São Paulo (3) e Santa Catarina (1). No total, 1.087 notificações de mortes suspeitas de macacos foram registradas no país. Os dados são do último boletim epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde, que apresenta o monitoramento da doença de julho de 2019 a 8 de janeiro deste ano.

Muitos insetos também apresentam riscos para os pets, pois, são vetores de diversas doenças sazonais.

ANIMAIS DOMÉSTICOS

A médica veterinária e coordenadora do curso de Medicina Veterinária do UniBH, Prhiscylla Sadana Pires, ressalta que é muito comum mantermos o foco de nossa atenção à dengue, febre amarela, mas quando se trata dos nossos companheiros de patas, temos outras preocupações.

“Alguns dos insetos (pulgas, carrapatos e mosquitos) com os quais convivemos causam doenças graves para os animais: leishmaniose, erliquiose, dirofilariose, babesiose, entre outras. Para prevenir a ocorrência dessas doenças, é imprescindível controlar e evitar que nossos animais tenham contato com eles”.

A professora também lembra algumas formas de evitar a entrada de insetos em nossas casas. Por exemplo: colocando telas contra insetos nas janelas e, caso não seja possível, usar inseticida nos cantos, até mesmo plantas (citronela). “Em caso de infestações, como pulgas e carrapatos, é necessário procurar um veterinário para que ele indique também a utilização de remédios que, nesse caso, necessitam de avaliação individual. A limpeza do ambiente, com retirada de lixo e água estagnada, também é uma importante ferramenta de controle desses vetores”, destaca a professora.

PESQUISA REVELA NOVO TRANSMISSOR PARA A “DOENÇA DO CARRAPATO”

Uma pesquisa publicada em 2019, pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), revelou que a erliquiose, conhecida como “doença do carrapato”, agora também é transmitida por meio de mosquitos. O estudo foi realizado nas cidades de Andradina e Ilha Solteira, ambas na região noroeste do Estado de São Paulo.

Foram instaladas armadilhas para os mosquitos no ambiente interno e externo de duas associações protetoras dos animais. Formou-se um total de sete grupos de mosquitos a partir de sua espécie e local de origem (os mosquitos foram eliminados posteriormente em uma solução química). Dos sete grupos analisados, 100% foi positivo para o vírus de transmissão de Erliquia e 43% positivo para o vírus que transmite Anaplasma. Ambos os vírus eram transmitidos por carrapatos e, agora, podem ser transmitidos através de mosquitos para humanos e animais.

Segundo o CFMV, “este é o primeiro relato da infecção natural de culicídeos (mosquitos) por Ehrlichia spp (doença do carrapato). E, frente a estes achados, far-se-á necessária uma abordagem sobre a avaliação da competência vetorial de culicídeos na transmissão das Rickettsias (bactéria comum no carrapato) com base no ciclo biológico desses agentes.”

DICAS DA ZOONOSES

A Zoonoses da Regional Oeste de Belo Horizonte afirma que a prevenção contra qualquer inseto é evitar que ele se reproduza em locais propícios como, por exemplo, água parada. Segundo o órgão, a única forma de prevenir as doenças transmitidas por insetos é essa. Em caso de infecção no animal doméstico, ficar atento aos sintomas como anemia e perda de apetite, além de levar imediatamente para um veterinário. Não é possível transmitir a doença através do animal, somente através do inseto.

Há também outras maneiras de evitar que os insetos invadam suas casas:

1- Feche janelas no fim da tarde

Quando a temperatura começa a refrescar, os insetos, principalmente os pernilongos, invadem sua casa. Sem contar aqueles mosquitinhos que ficam voando ao redor das lâmpadas.

2- Não consuma alimentos no sofá ou na cama

Migalhas de alimentos são o ingrediente perfeito para atrair baratas e formigas. Evite comer no sofá ou na cama, prefira fazer isso na mesa ou na cozinha.

3- Não deixe a louça acumulada na pia

No verão, o ideal é lavar louça mais vezes ao dia. Se você deixar pratos, mesmo que sem migalhas de alimentos, estes ainda estão sujos e atraem baratas que vêm pelo ralo da pia. Adote a famosa medida “sujou, lavou”.

4- Mantenha o lixo do banheiro fechado

O lixo do banheiro, assim como o da cozinha, é outro espaço que atrai moscas e outros insetos. O ideal é que seja mantido sempre fechado e que o saco de lixo seja trocado todos os dias.

5- Jogue detergente ou água sanitária no box

O box do banheiro também atrai alguns insetos, principalmente as baratas e moscas. Adote o hábito diário de jogar um pouco de água sanitária ou detergente em todo o espaço, inclusive no ralo.