Por Fernanda Freitas

A Associação de Moradores do Bairro Buritis (ABB) é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1996, por cerca de 75 moradores do local. A ABB completa, em 2020, 24 anos de história – escrita sob a gestão de 11 presidentes e diversos projetos criados e apoiados pela associação, voltados para o meio ambiente e para a comunidade.

Paulo Gomide conhece a trajetória da ABB desde o início, e permanece como o último morador que fundou a associação ainda atuando no ativismo comunitário. Ele, que já foi presidente da ABB em dois mandatos (2002 e 2006-2008), e hoje é Conselheiro no Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) e no Conselho Municipal de Políticas Urbanas (COMPUR).

Gomide conta que as pautas da associação mudaram devido ao crescimento exponencial do bairro e suas consequências qualitativas e quantitativas, como o trânsito, a impermeabilização do solo e mesmo a organização social. À época da fundação, ele estima que haviam aproximadamente 3 mil moradores no Buritis, um número dez vezes menor do que os 30 mil habitantes hoje estimados. Mas afirma que ainda são poucos os que participam ativamente na ABB.

O atual presidente, Braulio Lara, assumiu o cargo em 2017, e reforça a importância da organização para que as cobranças dos moradores do bairro sejam acatadas pelo poder público. Deste modo, a ABB atua como porta-voz das reclamações e anseios dos moradores do bairro. Sua atuação na associação começou bem antes de ocupar o cargo de presidente – no qual exerce seu segundo mandato -, ele conhece a ABB há 13 anos e participa ativamente há 5.

Atuação

Surgida para reivindicar melhorias na questão ambiental e de infraestrutura do bairro, hoje, além de cadeiras no COMAM e COMPUR, a associação tem projetos como o Adote o Verde com a ABB, que por meio de parceria com a prefeitura, visa cuidar da manutenção de canteiros e praças de toda a região, e o Recicla Buritis, responsável pelo início da coleta seletiva no bairro.

A ABB também atua no Conselho de Segurança Pública (CONSEP) e na Comissão Regional de Transporte e Trânsito (CRTT) da Regional Oeste.

Em um de seus projetos recentes, em parceria com o Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH, a Associação criou a Feirinha Buritis, uma oportunidade para os moradores promoverem sua arte, artesanato e gastronomia. A feira acontecia no Campus do UniBH, mas teve suas atividades suspensas devido à pandemia do novo coronavírus.

Também devido à pandemia, as reuniões e atividades da ABB precisaram ser readequadas para o mundo digital. Mas o presidente Braulio esclarece que a maior dificuldade imposta pelo isolamento foi a de conexão com o poder público, uma vez que as atividades de vários órgãos da prefeitura foram paralisadas, prejudicando algumas pautas da associação.

“Isso faz com que atrase muito o nosso expediente, estamos sempre cobrando. Nós fazíamos reuniões mensais com os órgãos da Prefeitura e Regional Oeste, mas eles ainda não retornaram à atividade normal”, esclarece o presidente.

Confira no infográfico a atuação da ABB junto à PBH nos últimos 4 anos: 

Visão da comunidade

Muitos moradores viram a associação do bairro crescer e tomar forma, outros conheceram sua atuação há pouco tempo, mas já atuam como parceiros. É o caso da Mírian Vaschetto, empresária que mora há 18 anos no Buritis econheceu a ABB em 2015. Ela é a idealizadora do projeto ASPRAMI (Associação ao Projeto A Melhor Idade) que, em parceria com a ABB, arrecada doações e promove atividades para pessoas carentes, principalmente do Vale do Jequitinhonha, onde Mírian nasceu.

“Muitos deveriam saber o quanto essa associação se dedica a ajudar nosso bairro, que eu chamo de metrópole. A ABB sempre apoiou o meu projeto e também os outros projetos existentes aqui no bairro. Sempre incentivando e respeitando os moradores do bairro, tentando, da melhor maneira possível, a participação da comunidade em todas as ações existentes”, finaliza.

Também envolvido em projetos sociais, Carlos Vasconcelos, o Karlinhos, como é conhecido, acompanha as ações da ABB desde a fundação e é voluntário há 10 anos. Fundador do Projeto Bom na Bola Bom na Vida – Prêmio Bom Exemplo 2019 na categoria esporte -, conta com a parceria da associação. Para Karlinhos, as ações da ABB “vêm de encontro às solicitações das comunidades e/ou são para melhorias para a população e infraestrutura do bairro”.

Flávia Nigri mora no Buritis há 10 anos e também considera as ações da ABB de extrema importância. “Quando se tem uma equipe atuante, a comunidade é beneficiada de todas as formas, mesmo quando não se tem um resultado positivo, pois nem sempre é fácil resolver as demandas”. Para ela, os bons resultados e os projetos vinculados à associação fazem do Buritis um bairro engajado, unido e com grande crescimento. Flávia está em formação de Hata Yoga e é aluna do projeto ASPRAMI.

Diferente dos demais, Carlos Henrique Rosas, promotor de eventos e empresário, conheceu a ABB por meio das redes sociais em 2013, quando já morava no bairro há 4 anos. Ele diz perceber as melhorias no bairro com o passar dos anos e cita atuações nas ruas e canteiros, no parque Aggeo Pio Sobrinho e também na segurança. Com um olhar positivo, Carlos acredita que as ações da associação precisam ter na base a tentativa, pois “erros e acertos sempre existirão”, enfatiza.