Time de mulheres participa do campeonato anual de futebol em busca do tri

Victória Farias

O interesse do futebol pelas mães surgiu em uma “pelada dos pais” na quadra da escola Unimaster. Algumas mães questionaram a falta de um time só delas, decidiram se unir, começaram a treinar e, desde 2012, participam até de campeonatos regionais.

Além de dez mães, duas funcionárias da escola fazem parte do time, que se encontra semanalmente para os treinos, às quartas e quintas-feiras. Os requisitos para fazer parte do time são: ser funcionária ou mãe de um aluno do Colégio Unimaster e ter acima de 26 anos.

O técnico Gildo Oliveira explica que, no início, não foi fácil. Algumas mães chegaram a ficar desmotivadas depois de uma derrota por 11×0 no primeiro jogo.

Mas, depois que se entrosaram e passaram a praticar com mais frequência, as derrotas foram se tornando menos dolorosas e com menos diferença de gols. Hoje, elas já acumulam dois campeonatos e estão em busca do tri.

Para Flávia Torres, estudante e mãe, no começo os treinos eram apenas uma forma de praticar exercício físico. Com o tempo, encontrou grandes amigas que viraram uma família. Já Mariane Campos de Faria, também mãe de um dos alunos da escola, nunca havia jogado futebol. A oportunidade de entrar para o time e conhecer outras mães incentivou-a a buscar a vitória nos jogos e campeonatos.

O campeonato regional anual protagonizado pelas mães é organizado pelo Centro Esportivo Alta Energia, patrocinado pelo Banco Mercantil do Brasil e é aberto à participação de todos. O torneio anual acontece no mês de julho. Em 2016, venceu o time de mães do Colégio Magnum unidade Cidade Nova.