Por Fernanda Freitas

O Tribunal Regional Eleitoral fará recadastramento biométrico no bairro Buritis entre os dias 21 e 31 de agosto (exceto 25). É a primeira vez que o bairro recebe o posto de atendimento itinerante, que será instalado na sede da Associação do Bairro Buritis, localizada na Avenida Mário Werneck, 1685 – portaria 1 do UniBH. Os moradores também podem atualizar informações de cadastro e tirar o primeiro título.

A biometria garante mais segurança na hora de votar, impedindo fraudes. “É muito importante que o eleitor faça o recadastramento biométrico o quanto antes, para que já nas próximas eleições possa usufruir da garantia de ninguém votar em seu lugar. O recadastramento garante que cada pessoa seja única no cadastro eleitoral, descartando a possibilidade de um eleitor se passar por outro no ato de votar”, afirma Suely Rezende, da 332º Zona Eleitoral – TRE. 

Em Belo Horizonte, o recadastramento não será obrigatório nas próximas eleições, mas com 37,63% dos eleitores recadastrados, a medida pretende ampliar o número de biometrizados. A Justiça Eleitoral planeja recadastrar todos os eleitores da capital mineira até 2022. Em Minas Gerais, o recadastramento biométrico é obrigatório para as próximas eleições apenas em 175 cidades. Nestas cidades, quem não realizar o recadastramento fica em situação irregular com a Justiça Eleitoral, sendo impedido de exercer alguns direitos como tirar passaporte, CPF, se inscrever em concursos, tomar posse em cargos públicos e se matricular em estabelecimentos de ensino.

Para fazer o recadastramento é necessário comparecer com:

  • Documento de identificação com foto ou certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de endereço
  • Comprovante de quitação com o serviço militar (para homens maiores de 18 anos que forem fazer o título pela primeira vez)
  • Título e CPF (se possuir)

Datas:

 21 a 23 de agosto – 13h às 17h

24 de agosto – 9h às 16h

26 a 30 de agosto – 9h às 17h 

31 de agosto – 9h às 16h