Por Arthur Scafutto

Juntamente com o Parque Roberto Burle Marx, mais conhecido como Parque das Águas, o Parque Aggeo Pia Sobrinho fechou os portões nessa terça (13) por ordem da Secretaria Municipal da Saúde (SMSA). Segundo nota à imprensa, o motivo maior parte da noção de que a mata do Parque Aggeo Pio Sobrinho está conectada à vegetação dos parques da Serra do Curral e das Mangabeiras, onde já foram interditadas às visitas por precaução à febre amarela.

Desde o ano passado a febre amarela tem causado rebuliço em toda a capital, fazendo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) tomar medidas de prevenção contra a epidemia local. “As ações para proteger a população foram mantidas durante todo o ano passado e reforçadas em 2018, diante da circulação comprovada do vírus da febre amarela na Região Metropolitana e de casos confirmados da doença em pessoas residentes do município, com transmissão ocorrida fora da capital. Os esforços realizados pela PBH tiveram resultados positivos”, reafirma PBH em nota à imprensa.

Apesar das medidas de prevenção, não há, até o momento, casos de febre amarela contraídos em Belo Horizonte.

Até agora

A PBH chegou a fechar quatro parques em 2017, incluindo o Parque das Mangabeiras e o Mirante. As ações tomadas pela prefeitura partiram da descoberta de macacos mortos nas regiões vítimas da doença. Em função disso, foram vacinadas 725 mil pessoas em Belo Horizonte, levando a cobertura vacinal para cerca de 83% da população.