Time do bairro Buritis procura patrocínio após vencer jogo de estreia do campeonato

por William Araújo

Na tarde deste domingo (20), a Arena Independência sediou, pela primeira vez, um jogo de futebol americano: a estreia do Campeonato Mineiro de Futebol Americano 2016. O Minas Locomotiva, criado há mais de dez anos, em Belo Horizonte, enfrentou e venceu o Geat Eagles (fundador da primeira escolinha de futebol americano em Belo Horizonte, localizada no bairro Santa Mônica).

O futebol americano teve origem na América do Norte, em meados do século XIX, resultado da junção do Rugby com o Futebol Europeu. Seus regulamentos foram inspirados no Rugby e, apesar de utilizar as mãos como principal ferramenta de jogo, absorveu muitas regras do Futebol – como o esquema de pontuação com gols e a quantidade de 11 jogadores para cada time.

O Futebol Americano possui 60 minutos de jogo divididos em quatro tempos de 15 minutos com intervalos. A pontuação mais alta é chamada de touchdown e acontece quando o jogador se aproxima com a bola da linha mais distante dentro do campo adversário. Essa linha é chamada de endzone e concede ao time um chute livre ao gol.

O interesse dos jogadores é aproximarem-se da área do oponente e marcar. Quanto mais adentrarem o campo adversário, mais pontos somam. Nesse domingo, o time Minas Locomotiva, liderado pelo Head Coach Ítalo Mingoni, demonstrou melhor capacidade estratégica e venceu o jogo pelo placar de 34 a 24 pontos. O Get Eagle esboçou reações no decorrer do segundo quadrante de tempo, mas o Minas Locomotiva não esmoreceu e manteve a distância no marcador. Foram contabilizados 5634 pagantes na partida que começou às 14h.

Time de Futebol Americano Minas Locomotiva

Time de Futebol Americano Minas Locomotiva. Fonte: Facebook.

O Minas Locomotiva foi fundado em 2005 e começou como uma brincadeira entre amigos. Em 2007 tomou proporções realistas de um time de Futebol Americano Amador e disputou seu primeiro campeonato em Cuiabá. Alguns atletas são estrangeiros e moram no Buritis, como é o caso do argentino Pablo Blanch e Felipe Caixeta – que possui as cidadanias americana e brasileira. Além deles, também moram no bairro os jogadores Thiago Paranhos, Adriel Kalinowski, Humberto Deumond, Paulo Tanimoto e Matheus Lisboa.

As primeiras conquistas do time ocorreram no ano de 2009, quando venceram o I Campeonato Mineiro de Futebol Americano e o I Desafio do Triângulo. Daí em diante, venceram também o III Desafio do Triângulo Mineiro (2011) e o II Campeonato Mineiro de Futebol Americano (2012). Apesar de serem consolidados como esportistas amadores, o Minas Locomotiva Futebol Americano não tem sede e ainda procura patrocínio, relata Thiago Paranhos – um dos fundadores do clube.

Recentemente inauguraram o Minas Locomotiva Júnior, também treinado pelo técnico João Vítor Brito Camargo. Para obter informações adicionais sobre a equipe, acesse o QRCODE ao lado.

QRCODE

A próxima partida disputada pelo Minas Locomotiva acontecerá no dia 2 de abril, na cidade de Timóteo, contra o time Timóteo Titans Futebol Americano. Para outras informações, como compra de ingressos, interessados poderão fazer contato pelo e-mail contato@minaslocomotiva.com.br.

Para acompanhar a tabela do campeonato acesse:
http://futebolamericanobrasil.com/campeonato-mineiro-2016/