A atividade para aumento da vitalidade e da longevidade é oferecida semanalmente no bairro

Por Welleson Mendes

O Buritis é um dos bairros de Belo Horizonte que tem sofrido uma vasta expansão econômica e populacional. Segundo dados do relatório “Estudos Urbanos”, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2008, houve uma dispersão dos empreendimentos para o bairro, além do crescimento no número de apartamentos na região.

O crescimento populacional do bairro atraiu diversas atividades para lazer e recreação. Uma atividade interessante e relaxante disponível para todos os moradores gratuitamente é o Lian Gong.

O Lian Gong é uma prática corporal que tem por objetivo restaurar a movimentação do corpo, além de prevenir e remediar dores musculares. Foi criado na década de 70 pelo médico ortopedista Zhuang Yuan Ming, que uniu o conhecimento da Medicina Tradicional Chinesa com exercícios terapêuticos e artes guerreiras.

No Buritis, as práticas são ministradas pela instrutora Sara Batista. Segundo ela, a atividade é importante para a melhora da vitalidade, o aumento da longevidade, na diminuição de dores articulares, além de um auxílio físico e mental.

A importância da atividade não se limita aos benefícios para a saúde de quem é adepto à prática, mas também à valorização do bairro. Algumas imobiliárias já informam em suas páginas que a atividade é praticada no bairro, incentivando os clientes na aquisição do imóvel e ajudando a criar uma imagem saudável para o lugar.

A atividade acontece quatro vezes na semana: as segundas e quartas, das 8h às 9h, e nas terças e quintas, das 16h às 17h. O local onde a atividade acontece é no Parque Aggeo Pio Sobrinho, localizado na Avenida Professor Mário Wenerck, n° 2691, no bairro Bairro Buritis. Porém, para quem mora nas redondezas, o Lian Gong também ocorre no parque Parque Jacques Costeau, no bairro Betânia, e o Parque Vila Santa Sofia, no bairro Santa Sofia.