O mês é dedicado a combater o câncer da próstata

Por Victória Farias

Dia 17 de novembro é considerado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Por isso, o mês de novembro, desde 2008, foi escolhido, internacionalmente, para representar essa doença que é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o segundo mais mortal.

Dois laboratórios, no Buritis, apoiam a campanha e oferecem descontos em exames para identificação da doença.

O laboratório Hermes Partini (Av. Professor Mário Werneck, 1240, Buritis) oferta 15% de desconto nestes exames que visam a saúde do homem. Os interessados no benefício deverão comparecer ao laboratório de segunda à sexta, em qual horário entre 6h e 17h; no sábado, de 6h às 13h. O telefone de contato é (31) 3228-6200.

Já o laboratório São Marcos (Av. Professor Mário Werneck, 1309, Buritis) oferece, nas segundas-feiras, gratuidade no exame PSA (Antígeno Prostático Específico) para homens a partir dos 50 anos de idade. O horário de atendimento é de 6h30 às 17h. O telefone de contato é (31) 2104-0100.

As orientações de preparação para o exame são: 

1 – Não fazer exercícios pesados pelo menos por 2 dias antes da coleta (andar a cavalo, bicicleta ergométrica, etc.);
2 – Não manter relação sexual nos 2 dias anteriores ao exame;
3 – Não ter feito toque retal ou sondagem uretral há menos de 3 dias;
4 – Não ter feito ultrassom trans-retal há menos de 7 dias;
5 – Não ter feito biópsia de próstata há menos de 30 dias

Doença

O câncer de próstata é uma doença que pode atingir homens a partir da idade de 19 anos. No Brasil, um em cada cinco homens pode apresentar a doença dentro do período esperado, tendo seu pico a partir dos 65 anos. 

Fatores genéticos, hábitos alimentares e falta de atividades físicas podem agravar o aparecimento da doença.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se a possibilidade de 61.200 novos casos da doença neste ano, tendo como perspectiva 13.000 casos de morte.

“Se o câncer demorar para ser diagnosticado, as chances de cura do paciente são menores. Como não temos como evitar o câncer de próstata e ele não dá sintomas, as chances que o homem tem de cura é através de um exame de rotina que nos possibilita a detecção precoce do mesmo e tratamento adequado a tempo: assim conseguimos altas taxas de cura” afirma o médico urologista Luiz Otávio.

A doença, na sua fase inicial, pode ser assintomática, mas, ao passar do tempo corre-se o risco de o câncer se espalhar por outras regiões do corpo, como por exemplo o estômago e osso.

Em sua fase mais aguda, os sintomas apresentados podem ser: fluxo urinário fraco ou interrompido; sangue na urina; vontade de urinar frequente a noite; sangue no liquido seminal; dor ou ardor durante no ato de urinar. Ao apresentar alguns desses sintomas um urologista deve ser procurado imediatamente.

O tratamento para a doença inclui: conduta expectante; cirurgia; radioterapia; criocirurgia; hormonioterapia; quimioterapia; vacinas; além terapia alvo.

A escolha do tratamento deve levar em conta a idade do paciente e sua expectativa de vida, o estágio em que a doença se encontra, a importância do tratamento para o paciente, e a possibilidade de cura.

Ainda segundo o urologista Luiz Otávio, se apontada a confirmação do câncer nos exames preliminares, faz-se a biópsia da próstata, que é o exame final que faz o diagnóstico do câncer. O tempo de controle pode variar de 6 meses ou 1 vez por ano, dependendo dos fatores de risco em que o paciente se encontra.