Por Francyne Perácio

O período de estiagem em Belo Horizonte e região metropolitana se estende por mais de 90 dias, segundo o Instituto Meteorológico Tempo Clima da Puc Minas. Em decorrência disso, a umidade do ar diminui e a temperatura se eleva.

Outros fatores, também, agravam a situação. Ventos intensos e a topografia da cidade, associados a comportamentos imprudentes, podem causar incêndios.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, no segundo semestre de 2016, foram atendidas 2.586 ocorrências de incêndios na região metropolitana de BH. Neste ano, nos seis primeiros meses, 3.554 casos foram identificados na mesma área.

Ouça abaixo o áudio da entrevista com Major Passos sobre o assunto

 

Os dados referem-se a 33% das ocorrências registradas em Minas Gerais.

“O mês de setembro concentra 50% de toda extensão queimada no estado, principalmente pela ausência de chuva”, diz Major Matos.

Os incêndios florestais são provocados por causas naturais (raios) ou ações humanas, como fogueiras, restos de cigarros, queima de lixo e rituais religiosos. Ainda, os Bombeiros afirmam que o homem causa 99,1% desses incêndios.

Além disso, em áreas próximas às rodovias, a expansão da fumaça pode afetar a fauna local e provocar acidentes.

Foto tirada por morador do bairro

Foto tirada por morador do bairro – Fonte – redes sociais (whastapp)

Buritis e Região

Apesar do bairro Buritis não pertencer aos hotsposts, apontados em pesquisa realizada pela prefeitura no final de 2016, possui alto índice de incêndios.

Conforme dados do Corpo de Bombeiros, foram registradas, já em 2017, 1.165 ocorrências de queimadas florestais na região.

Nas últimas semanas, a corporação atendeu a dois casos na área do bairro.

O primeiro ocorreu no dia sete de setembro, na rua Moisés Kalil, próximo ao anel rodoviário.

O segundo atendimento aconteceu em 11 de setembro, na avenida Raja Gabaglia, próximo ao Alambique. Na ocasião, atearam fogo a lotes vagos.

Ambos casos foram controlados pelos bombeiros.

Serviço

Em caso de incêndios, ligue para o corpo de bombeiros – Tel.193.

GOSTOU DA INFORMAÇÃO? NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR As NOSSAS FANPAGES E FICAR ATUALIZADO SOBRE AS NOTÍCIAS DO BAIRRO BURITIS.

JORNAL DAQUI BH NO FACEBOOK

WEBRÁDIO COMUNICATIVA