Com a estação, as viagens aumentam no bairro

 

Por Victória Farias e Welleson Mendes

 

Com a aproximação do verão, junto férias escolares das crianças, a procura por viagens aumenta. Além disso, o período já é propício a viagens, com feriados como o natal e o ano novo próximos da data de início da estação.

No Buritis, onde a taxa de ocupação por imóvel é de três moradores – pai, mãe e filho -, os pais aproveitam o recesso dos filhos para conhecerem lugares paradisíacos ou visitar parentes distantes.

Segundo Kelly Moraes, gerente da CVC, em relação aos outros meses, a procura por viagens pode chegar até 60%.

Pablo Blanch, morador do Buritis, vai visitar parentes na Argentina, para passar o natal e o ano novo. Nascido na argentina, ele e a esposa revezam; passam um fim de ano na argentina e um fim de ano no Brasil, em algum litoral, por gostarem das praias brasileiras.

Segundo o Ministério do Turismo, a intenção de viajar dos brasileiros cresceu em 8% no mês passado. Além disso, 24,3% dos brasileiros pretendem viajar nos próximos seis meses, o maior percentual do ano.

Quando a intenção é apenas aproveitar o verão, a escolha do destino é um passo importante no processo. Segundo o site accuweather, as temperaturas máximas devem se manter próximas aos 30º nas capitais mais visitadas, como o Rio de Janeiro, Natal, Fortaleza, Florianópolis e Salvador.

No exterior, entre os destinos mais visados estão Miami, Nova Iorque e Lisboa.

Thiago Paranhos, também morador do Buritis, escolheu Florianópolis para passar o fim de ano com a família. Segundo ele, o período é propício por causa das férias escolares do filho, que permitem que a família viaje junta.

 

Cuidados para a viagem

 

Mesmo durante o clima de diversão na véspera da viagem, alguns cuidados devem ser tomados para que o passeio ocorra como o planejado, do início ao fim.

  1. Não deixe nenhum equipamento conectado à tomada. Além dos gastos com energia, problemas com a descarga elétrica em temporais no bairro, por exemplo, podem tornar o retorno uma dor de cabeça.
  2. Cuidado com os alimentos que ficarão em casa. Alguns são perecíveis e podem estragar durante a viagem. O ideal é descartar tudo o que possa apodrecer.
  3. Feche o registro de água. Problemas com torneiras abertas e vazamentos podem ser resolvidos com esse gesto simples. Confira se as torneiras estão fechadas antes de sair, para evitar surpresas na conta.
  4. Cuide dos animais de estimação. Muitas pessoas no Buritis possuem cães, gatos e pássaros de estimação. Se não puder levar os animais, garante uma estadia confortável para eles em hotéis para animais ou deixe com alguém que possa cuidar até o retorno.
  5. Não deixe vasilhas sujas ou lixo nas lixeiras. Com o tempo, os restos vão apodrecendo e o cheiro, além de desagradável, pode atrair baratas, ratos e outros animais. Coloque todo o lixo para fora de casa e lave as vasilhas antes de sair.
  6. Verifique se as janelas e basculantes estão bem fechados. Em casos de chuva a água pode inundar a casa, causando transtorno como o estrago de geladeiras e móveis.
  7. Para quem vai viajar de carro, faça um check-up antes de pegar a estrada. Verifique pneus, estepes, rodas, triângulo, macaco, fluidos e o sistema elétrico. Não se esqueça dos freios.

 

Segundo o Major Godinho, comandante da companhia de polícia militar que atende ao bairro Buritis, a polícia fará sua parte, mas os moradores também devem tomar cuidados para evitar surpresas desagradáveis. Além disso, ele fala sobre a “Operação Natalina”.