Inspirado no modelo de gestão de crises da cidade do Rio de Janeiro, entidade deu início às atividades, propositalmente, durante a Copa do Mundo de 2014

Por Luiz Trigueiro e William Araújo

O Centro de Operações da Prefeitura (COP-BH) completa, hoje, dois anos desde a inauguração, no dia 8 de junho de 2014. O COP-BH foi criado para efetivar o atendimento das instituições municipais e estaduais à população, além de prevenir crises urbanas e gerenciar eventos de grande impacto em Belo Horizonte.

O centro de operações custou R$ 38 milhões aos cofres públicos, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana. Construído durante o mandato do prefeito Márcio Lacerda, fora planejado para ser sustentável e acessível, assim como para fornecer o máximo de tecnologia às instituições integradas.

O Centro funciona em um prédio de três andares, com 3000 m², dentro da sede da BHtrans. Entre os equipamentos tecnológicos do Centro, estão um videowall (painel com televisores) de 60 m².

VIDEOWALL. Foto: Welleson Mendes

VIDEOWALL. Foto: Welleson Mendes

Para garantir a sustentabilidade, o edifício conta com torneiras temporizadas e pouco pressurizadas, além de um sistema de descarga abastecido pela captação da água da chuva e de lâmpadas de LED, chuveiros de energia solar e janelas planejadas, para permitir maior entrada de luz.

As instituições parceiras do COP-BH são:

Municipais
INSTITUIÇÃO DESCRIÇÃO TELEFONE
– BHtrans: Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte 156
– GMBH: Guarda Municipal de Belo Horizonte (31) 3277-9256
– SMAFIS: Secretaria Municipal Adjunta de Fiscalização (31) 3246-0120
– Samu: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192
– SLU: Superintendência de Limpeza Urbana (31) 3277-9343
– Comdec: Coordenadoria Municipal de Defesa Civil 199

 

Estaduais
INSTITUIÇÃO DESCRIÇÃO NÚMERO
– PMMG: Polícia Militar de Minas Gerais 190
– Copasa: Companhia de Saneamento de Minas Gerais 115
– PCMG: Polícia Civil de Minas Gerais (31) 3915-7392 / 7393
– Cemig: Companhia Energética de Minas Gerais 116
– Gasmig: Companhia de Gás de Minas Gerais (31) 3265-1000

Privadas

– Essencial: empresa de segurança do MOVE

– BTN: Brazilian Traffic Network – Parceria com rádios de Belo Horizonte

 

Instituições emergenciais

– ABIN: Agência Brasileira de Inteligência – Ocupa locais de monitoramento sempre que autoridades federais estão em Belo Horizonte

  • VIA-040 – Ocupa algumas cadeiras sempre que existe feriado prolongado no país e o número de veículos que saem da cidade aumenta

 

COMO FUNCIONA

O COP-BH funciona, para essas instituições, como um centro estratégico de tomadas de decisão. Registros de acontecimentos isolados não são realizados no local, mas o prédio de gerenciamento atua como suporte às instituições que atendem às demandas da população.

Assessora de comunicação do COP-BH, Amanda Rodrigues, explica como funciona o atendimento a ocorrências:

 

“Nossa missão é dar suporte às instituições para um trabalho integrado. As ocorrências tratadas aqui exigem ações de mais de uma instituição. A ocorrência de uma pessoa passando mal, dentro de casa, por exemplo, diz respeito, apenas, ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Já um acidente numa via com vítimas precisa de mais de uma instituição. Então, o fato é tratado no COP-BH, para que todos tomem conhecimento ao mesmo tempo e saibam a hora e a ordem certa de agir.

 Exemplo: seguem o Samu, para fazer o atendimento, e a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), para sinalizar o local e evitar outros acidentes. Depois, vem o Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) para limpar, enfim.

 A cada demanda, chamamos de um ‘evento’. E há diversas maneiras de um evento entrar no COP-BH: por meio dos agentes na rua, do 156, da imprensa ou das mídias sociais, por exemplo”.

 

Para garantir a qualidade de serviço prestado, atuam, no prédio, aproximadamente, 200 funcionários. Todos participam de reuniões de rotina para avaliação. A equipe de servidores se reúne toda semana para resenhar e sugerir aprimoramentos aos processos de trabalho, enquanto a direção se encontra, ao menos uma vez no mês, para avaliar o período.

Na sala de operações, que fica no segundo andar do prédio, estão 95 cadeiras/postos de monitoramento – 80 com funcionamento permanente e 15 eventuais. O COP também conta com espaço para palestras e uma sala para gerenciamento de eventos e crises, onde líderes das diferentes instituições planejam ações.

No dia da inauguração, em 2014, a utilidade do COP-BH para a administração de crises pôde ser testada. Houve manifestações em Belo Horizonte contra a Copa do Mundo e a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a BHtrans usaram o sistema de câmeras de todas outras instituições integradas (500, à época) com o objetivo de conter problemas e possibilitar segurança aos manifestantes.

Atualmente, são mais de mil câmeras espalhadas por Belo Horizonte, monitoradas 24h por dia, durante sete dias por semana.

Sala de monitoramento COP-BH. Foto: Welleson Mendes

Sala de monitoramento COP-BH. Foto: Welleson Mendes

O Centro de operações localiza-se à avenida Engenheiro Goulart, nº 900, no bairro Buritis. O COP-BH atende pelo telefone 156 e, agora, conta com página no Facebook:

 – Página do COP-BH no Facebook.