por William Araújo

Segundo IBGE, Belo Horizonte tem população igual ou superior a 2.502.557 habitantes (dados de 2014). Desse total, 1.927.460 são eleitores, de acordo com o Tribunal Superior Regional. A cidade ocupa a quarta colocação no ranking de quantidade de eleitores, perdendo para São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, em ordem decrescente.

O bairro Buritis abriga, aproximadamente, 30 mil pessoas; em torno de 63% (18930[2]) comparecem às urnas e emitem votos válidos na 332ª Zona Eleitoral de Minas Gerais (zona que atende a 101.980 eleitores da regional oeste). O eleitorado do bairro representa 0,73% dos votantes na cidade.

Além disso, 52,6% desse eleitorado nasceu com o sexo feminino. O perfil de eleitores em Belo Horizonte é, também, em sua maioria, do sexo feminino e com faixa etária entre 25 e 59 anos. Veja no quadro abaixo:

[2] Esse coeficiente foi adquirido através do cálculo da quantidade de eleitores que compareceram nas seções que atenderam ao bairro Buritis, nas eleições de 2014 – somadas uma a uma -, em comparativo médio da quantidade de eleitores que estiveram presentes em cada seção nas eleições de 2012. Foi feita a evolução média populacional, de acordo com o IBGE de 2010, e usada como parâmetro para descobrir a quantidade de eleitores que residem no bairro.

Perfil de Eleitores por Faixa Etária em Belo Horizonte - 2016. Fonte: Superior Tribunal Federal

Perfil de Eleitores por Faixa Etária em Belo Horizonte – 2016. Fonte: Superior Tribunal Federal

Ainda de acordo com o IBGE, algumas cidades têm influência sobre outras de menor tamanho no que diz respeito a planejamento, organização e instalação dos serviços sociais básicos. Por isso, o IBGE criou o conceito de Regiões de Influências das Cidades (REGIC).

Para delinear a influência das cidades, o IBGE classificou centros a partir de suas capacidades de unir os três Poderes, o investimento empresarial, os serviços públicos e a intensidade de ligação com outras cidades.

Hierarquia dos Centros Urbanos no Brasil

Classificação e influência dos centros urbanos

Classificação e influência dos centros urbanos

MAPA DOS CENTROS URBANOS DE ATUAÇÃO

A influência de Belo Horizonte se estende a aproximadamente 16.745.821 de brasileiros. Veja na tabela abaixo:

Tabela de influencia em numeros

Tabela de influência em números

Mapa de dimensão de influência de Belo Horizonte

Mapa de dimensão de influência de Belo Horizonte

MAS POR QUE PRECISAMOS SABER DISSO?

As eleições para Prefeito e Vereador são de âmbito municipal e a escolha de quase 2 milhões de eleitores gerará impacto em mais de 16 milhões de habitantes.