Grupo de aproximadamente 50 síndicos aproveitaram a reunião para questionar sobre problemas do bairro

Por William Araújo

A noite da última quinta-feira (22) foi marcada pela segunda reunião dos candidatos a vereador moradores do bairro Buritis. Desta vez, quem organizou o evento foi o grupo de síndicos da rua Ernani Agrícola e adjacências, que representam, aproximadamente, 2500 moradores.

Francisco Pimentel e Eder Silva, síndicos, capitanearam a reunião e apresentaram uma lista de problemas levantados pelos condôminos dos prédios em que atuam. Entre as demandas estavam assuntos sobre a mobilidade, educação e saúde no bairro.

Rol de problemas apontados:

  • Ruas com pavimentação precária

  • Criação de acesso no anel rodoviário com saída do bairro para o sentido Rio de Janeiro

  • Revitalização de algumas ruas no Buritis que estão no mapa, mas não estão viabilizadas

  • Iluminação pública

  • Restauração e melhoria dos parques e praças

  • Obras inacabadas da Habitare

  • Transtornos nas vias públicas e retornos da avenida Professor Mário Werneck

  • Segurança

  • Postos de saúde para o Buritis

  • Mobilidade nas entradas e saídas do UniBH durante os horários de pico

  • UMEI para o bairro Buritis

  • Trincheira no encontro das avenidas Raja Gabáglia e Barão Homem de Melo

  • Qual tipo de comunicação que o candidato manterá com os eleitores após eleito

 

Daí em diante, os candidatos tiveram cinco minutos cada para apresentar suas propostas e responder aos questionamentos.

 

Bráulio Lara – 28300

BRAULIO LARA

BRAULIO LARA

O candidato alegou que o a transformação só é possível através do trabalho. Se eleito, fará a ponte entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Associação de Moradores do Bairro Buritis (ABB).

De acordo com o candidato, o fator preponderante para evolução do Buritis é captar recursos. Considera possível a instalação de um posto de saúde dentro do COP e, além disso, defende a construção de escolas públicas no bairro.

 

Fred Papatella – 30400

FRED PAPATELLA

FRED PAPATELLA

O candidato apontou que um dos problemas do Buritis é a segurança e, por isso, a iluminação pública é fundamental. Sobre a mobilidade, considera a mata localizada atrás do UniBH passível de adaptação para esse fim, com a construção de uma via para entrada e saída de alunos – de acordo com estudo de um parceiro do candidato, a Petra Engenharia.

Outro item levantado pelo candidato é a finalização da rua Henrique Badaró e a instalação de um posto de saúde.

 

Prof. Ivo Villani – 23007

PROFESSOR IVO VILLANI

PROFESSOR IVO VILLANI

De acordo com o professor, o maior problema do bairro é não ter representatividade política dentro da câmara de vereadores. Com isso, é possível canalizar recursos.

O professor, que nunca foi candidato,  não pretende seguir carreira política, mas atendeu pedidos de conhecidos para concorrer este ano. Segundo ele, a meta, se eleito, será fiscalizar e manter o contato com os moradores do bairro.

 

Marcelo Abreu – 31444

MARCELO ABREU

MARCELO ABREU

O candidato disse que o bairro ficou esquecido e que as construtoras precisam se responsabilizar pelo entorno de seus empreendimentos (ruas e parques). De acordo com Marcelo, a saída pelo Anel apenas iria aumentar o trânsito na região, por isso é contra.

Para segurança, Marcelo disse que o policiamento precisa ser, efetivamente, compartilhado com a Guarda Municipal. Além disso, a guarda precisa de motos para fazer as rondas no bairro e atuar armada, sendo necessário ainda uma base militar na saída para o anel rodoviário.

 

Paulo Gomide – 31001

PAULO GOMIDE

PAULO GOMIDE

Durante todos os 20 anos como membro da associação, Paulo disse que foram criadas propostas para resolver os problemas da região. Mesmo não existindo uma representatividade política na câmara, o bairro tem representatividade civil por meio da associação de moradores.

Para resolver o problema da mobilidade a Associação criou o projeto “Anel do Buritis”, o qual pode ser encontrado em seu site. De acordo com o projeto, a continuidade da rua Henrique Badaró é complexa, pelo valor que será investido, e, por isso, é necessária uma alternativa. Sobre o problema da segurança, defende a necessidade de focalizar na causa e não apenas no efeito.

 

Edilson Cruz – 36999

EDILSON CRUZ

EDILSON CRUZ

Funcionário da CDL, reiterou que, se eleito, fará reunião mensal com a comunidade para ouvir as demandas e discutir problemas.

Para educação, Edilson considera necessário adotar a escola em tempo integral.  Na saúde, defende a unificação de prontuários e uma UPA no Buritis.Defende ainda a união entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar como estratégia efetiva para combate à criminalidade e a pavimentação enquanto solução para mobilidade urbana.

 

Hebe-del Kader – 77866

HABE-DEL KADER

HABE-DEL KADER

O candidato frisou a necessidade de financiamento para custear reformas e melhorias no bairro.

Outro apontamento do candidato é que o eleitor precisa mudar. Sem uma mobilização do eleitor, junto aos representantes – cobrando e propondo -, nada irá acontecer, defende.

 

Lu Crepaldi – 23023

LU CREPALDI

LU CREPALDI

A candidata disse ter lutado pelo empoderamento da mulher durante toda sua carreira como funcionária pública, chegando a ser coordenadora no programa de política para as mulheres.

Para ela, o orçamento já está comprometido nos próximos dois anos e  as propostas precisavam ser realistas. A candidata considera a sensação de insegurança no bairro maior do que o volume real de ocorrências. Contou que a mobilidade deve priorizar a movimentação por transporte público e defendeu a necessidade de intercâmbio entre jovens de classe baixa e alta.

 

Marcelo de Abreu e Lima – 30002

MARCELO DE ABREU E LIMA

MARCELO DE ABREU E LIMA

Jornalista por profissão, o candidato comparou o bairro Buritis a Ipanema, onde morou grande parte de sua vida. Foi presidente na Associação de Moradores do Bairro Buritis (ABB) e, neste período, aprendeu e contribuiu muito.

Para a política, acredita que o processo burocrático precisa ser reduzido e que a informação nos setores públicos precisa ser universalizada. Desse modo, a reforma precisa ser ampla. Defende a criação do posto de saúde e promete estar sempre presente na comunidade.

 

Varlei Brasil – 31351

VARLEI BRASIL

VARLEI BRASIL

O candidato é contrário à cultura individualista e, ilustrando o atual cenário brasileiro, disse que estamos em um incêndio. Em resposta aos questionamentos, disse que os resultados virão a médio e longo prazo.

Neste ambiente, o maior valor do candidato é ouvir. Em uma oportunidade observou que todos têm direito aos serviços públicos, mas o grande problema vem da carência de ofertas. Salientou que a educação é o meio para mudar esse paradigma.

 

Chiquinho Santos – 15069

CHIQUINHO SANTOS

CHIQUINHO SANTOS

O candidato defende as minorias e luta contra a discriminação racial. Vê na educação e nos projetos sociais a solução para a formação dos jovens carentes.

Com respeito à mobilidade, propõe fazer uma lei de cicatriz em Belo Horizonte, em que uma intervenção feita em qualquer rua, resultará na manutenção de toda via – para que não existam cicatrizes e buracos no asfalto. Considera o policiamento integrado como a melhor solução para os problemas de segurança.

 

João Marcelo – 77555

JOAO MARCELO

JOAO MARCELO

O candidato falou da sua história de vida e como o empresário não é valorizado no Brasil. Disse que chegou a ter 30 funcionários e, hoje, trabalha sozinho com a irmã. Falou que também foi uma vítima dos empreendimentos da Habitare, mas lutou por seus direitos – o candidato é formado em Direito.

Considera que o Buritis tem dois grandes problemas: mobilidade e segurança. Por isso, entradas e saídas organizadas para o UniBH e a integração da polícia resolveriam essas questões.

 

Fred Prado – 43555

FRED PRADO

FRED PRADO

O candidato tem propostas para o empreendedorismo e vê na organização do Uber um auxiliar para a mobilidade do bairro.

Criticou o repasse do orçamento da prefeitura ao Buritis e defendeu a acessibilidade para os idosos. Se eleito, fará a aproximação do bairro com a câmara de vereadores.

 

Candidatos ausentes

–  Patrícia Guimarães: confirmou, mas não compareceu

  • Simone Penna: não respondeu ao convite

  • Marco Aurélio Carone: não respondeu ao convite