Após moradores reclamarem sobre ausência do evento, a Associação de Moradores do Bairro Buritis (ABB) entrou com pedidos na PBH e conseguiu o apoio

Por William Araújo

No próximo domingo, 07 de maio, a partir das 08h, o bairro Buritis iniciará a busca por uma antiga demanda: a “Rua de Lazer”. O evento, que ocorrerá em três finais de semanas consecutivos, na rua Henrique Badaró Portugal, servirá para que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) avalie a necessidade de manter a atração no local.

Diante disso, a ABB tem pedido aos moradores do Buritis que demonstrem o interesse na atividade e compareçam no dia com seus familiares. Além das próprias oficinas realizadas pela PBH, acontecerá um aulão de zumba ao ar livre, organizado pela academia A+Fit em parceria com a Associação. Vejam mais oficinas abaixo:

Se o evento for bem aceito e passar no teste, poderá ingressar no programa “Domingo a Rua é Nossa” e passará a ocorrer em todos os domingos.

Para refletir

RUA DE LAZER NO BURITIS: UM ESPAÇO PARA CONVÍVIO FAMILIAR E PROMOÇÃO DA SAÚDE

Excesso no uso de tecnologias, sobrecarga das atividades extracurriculares, falta de espaço, falta de incentivo dos pais, insegurança… São diversos os fatores que, cada vez mais, contribuem para crianças e adolescentes permanecerem em casa, entregues a vícios como vídeo games, smartphones ou tablets.

Passeios ao ar livre e momentos de convivência familiar se tornam raros.

Pais sobrecarregados com o trabalho e tarefas domésticas chegam em casa à noite e não têm disposição para mais nada. Muitas vezes não conseguem satisfazer o desejo de suas crianças por uma brincadeira, um bate papo, um passeio.

Tudo isso contribui para a sensação de solidão das crianças e adolescentes nos próprios lares. Imersos no mundo virtual e distantes do convívio e contato com amigos e parentes, eles podem desencadear depressão e ansiedade.

Recentemente, acompanhamos o pânico gerado nos pais pelo jogo da Baleia Azul. Nele, crianças entram em desafios e colocam as próprias vidas em risco. Muitos se perguntam: por quê?

A resposta não é tão simples. Quando crianças, adolescentes e nós, adultos, nos vemos imersos no mundo virtual, abusando das facilidades que a tecnologia oferece, nos afastamos de nossos filhos, família e amigos.

Necessitamos de um momento para dedicarmos exclusivamente aos nossos filhos.

Precisamos de um tempo para sentar no chão com eles, jogar bola, pular amarelinha, andar de bicicleta, de patins, passear com os pets ou, simplesmente, bater um papo.

Perguntas do tipo “como foi sua semana? ”, “tem feito novos amigos na escola?”, “como são seus novos professores?”, “você gostaria de ir ao cinema comigo?”, “do que você mais gosta de brincar no celular?”. Elas podem parecer banais, mas são extremamente importantes para demonstrar seu interesse na vida de seu filho e, acima de tudo, saber como anda a vida dele.

Diante um mundo de atribuições profissionais, é muito gratificante para a criança saber sentir que é importante para os pais. Que tem um AMIGO acima de tudo.

A “Rua de Lazer”, na av. Henrique Badaró Portugal, proporcionada pela parceria ABB/PBH, chega num momento significativo para a comunidade. Essa era uma demanda antiga dos moradores e, agora, que conseguimos concretizá-la, será muito bem-vinda como um espaço e para incentivo às práticas esportivas e vida saudável. Um momento de convivência familiar.

Recomendo a todos que abdiquem dos celulares neste dia.

Aproveitem ao máximo esse tempo para caminhar, brincar, tomar sol e se divertirem com seus filhos. Serão momentos valiosos que certamente ajudarão a construir e fortalecer a autoestima das crianças, dando segurança para tomarem decisões conscientes nos cuidados com a vida, corpo e relacionamentos. E, quando for necessário, dizerem NÃO!

 

Admª Gracy Torres

Diretora de Projetos e Eventos ABB

Fundadora do Projeto Proteja seu filho na internet