Por Raphael Domingues, Ney Felipe e Arthur Scarfutto

Foi dada a largada para mais um Torneio de Robótica FIRST LEGO league, etapa regional de Minas Gerais, para crianças de 9 a 16 anos. O evento acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro e o horário de funcionamento será das 8 às 17h30, no Centro Universitário UniBH, unidade Buritis.

Este ano, o tema escolhido foi Hydro Dynamics, com o objetivo de buscar soluções inovadoras para problemas relacionados ao uso da água.

Os alunos são avaliados em quatro categorias, são elas: projeto de pesquisa sobre o tema apresentado, desafio do Robô, Core Values e design do Robô.

  • No projeto de pesquisa, os competidores identificam algum problema real do tema abordado, criam soluções com ideias inovadoras e apresentam para os juízes do torneio;
  • no desafio do Robô, criam e programam um robô de LEGO para realizar os desafios na mesa e marcar os pontos, tendo três rounds com duração de 2 minutos e 30 segundos cada;
  • no Core Values, o desafio é trabalhar em equipe para achar soluções, competindo de forma amigável;
  • já no design do Robô, os competidores utilizam sensores de movimento, cor, motores, estratégia e programação que colocam os robôs para executar as tarefas.

superintendente do Sistema FIEMG, Cláudio Marcassa, explica a importância desse torneio para o desenvolvimento das crianças:

https://youtu.be/xI_6W7x3SsE

A coordenadora do Torneio, etapa regional, Anete Maria de Oliveira, destacou a importância do tema água e a necessidade das equipes trabalharem para solucionar um problema mundial

https://youtu.be/Dxb_XieYa74

O UniBH, através dos projetos dos cursos de Engenharia e Tecnologia, está presente nos dias da competição, com seis trabalhos como startups, TCC, Pesquisas científicas e PI. Todos voltados para o tema do torneio que é o Hydro Dynamics.

A coordenadora e professora nas áreas de engenharias e tecnologias do UniBH, Gabriela Camargos, explicou o trabalho que é desenvolvido na bacia do Cercadinho, na região do bairro Buritis.

https://youtu.be/tbBaFefCaig

“São 21 pontos de coletas onde a água é analisada quimicamente. As análises são feitas pelos alunos do UniBH dentro dos nossos laboratórios. Com o resultado os alunos planejam as recuperações juntamente com os moradores do bairro”.

Ao todo são 50 equipes competindo nestes dois dias de torneio, entre elas, Legosos e Furiosos, da cidade de Uberlândia. No ano de 2014, a equipe venceu a etapa internacional do torneio e vem com uma grande expectativa de vencer novamente.

A equipe Inspirados veio diretamente do Rio de Janeiro. São alunos do Instituto Nossa Senhora da Piedade, uma equipe com menos de um ano de existência e que já conquistou o quarto lugar na etapa Estadual.

https://youtu.be/nK2GleLvQ1M