Por Ney Felipe

O Conselho Regional de Transporte e Trânsito (CRTT) se reuniu no início desta semana na Regional Oeste. A associação de moradores do bairro Buritis (ABB) esteve representada por conselheiros e presidente.

A reunião foi considerada muito proveitosa pelos membros da associação. Segundo os representantes da ABB, um dos retornos positivos da reunião foi uma demanda em relação à linha 5201. O pedido é para que os ônibus tenham seu itinerário definitivamente estendido até a rotatória da av. Mário Werneck com rua Aggeo Pio Sobrinho.

Outro ponto positivo é a promessa de estudos para que as partes altas do bairro Buritis sejam servidas por linhas de ônibus.

O morador Gabriel Gomes falou sobre essa possível ampliação do itinerário  os benefícios para os moradores.

“Sobre chegar até a rua Aggeo Pio, acredito que seja uma boa ideia, já que são poucos ônibus que vão para aquela direção. Em relação a essa proposta de mais linhas para as partes altas ajudaria bastante, uma vez que quem não mora perto da av. Mário Werneck têm que andar muito para pegar ônibus, porque as linhas só passam na avenida. Então, seria realmente muito interessante se as linhas entrassem mais no bairro”, explica o morador.

Amir Nadur j, é outro morador que se posiciona a favor da ampliação do número de linhas.

Outra mudança que já entrou em vigor, no dia 11/06, foi o itinerário e novos pontos na Área Central. A linha 5201 passa agora a atender a Estação MOVE Carijós, na avenida Paraná. Segundo a BHTrans, a mudança deve garantir mais conforto e agilidade na transferência com as linhas diretas das estações Pampulha e Venda Nova.

PONTOS DE ÔNIBUS DESATIVADOS

Sentido Buritis

  •  Rua Curitiba, 618 (Juizado Relações de Consumo 1, entre rua dos Tupinambás e rua dos Carijós)
  •  Rua Curitiba, 862 (FACE, entre rua dos Tamoios e rua dos Tupis);
  •  Rua Curitiba, 1.026 (Mercado Central Curitiba, entre avenida Amazonas e rua Padre Belchior)

Sentido Dona Clara

  •  Rua São Paulo, 901 (Shopping Cidade, entre rua dos Goitacazes e rua dos Tupis)
  •  Rua São Paulo, 679 (Galeria do Ouvidor São Paulo, entre avenida Amazonas e rua dos Carijós)

NOVOS PONTOS

Sentido Buritis

  • Avenida Paraná, 160 (Estação Carijós – plataforma 1A, entre rua dos Tupinambás e rua dos Carijós)

Sentido Dona Clara

  •  Rua Padre Belchior, 301 (rua Padre Belchior com avenida Augusto de Lima, entre rua São Paulo e rua Curitiba)
  •  Avenida Paraná, 160 (Estação Carijós – plataforma 2B, entre rua dos Tupinambás e rua dos Carijós)

NOVO ITINERÁRIO

Sentido Buritis

Itinerário atual até avenida Antônio Carlos, viaduto Nansen Araújo, avenida Oiapoque, rua São Paulo, avenida Santos Dumont, praça Rio Branco, avenida Paraná (Estação Carijós), rua Padre Belchior, rua Curitiba, seguindo pelo itinerário atual.

Sentido Dona Clara

Itinerário atual até rua São Paulo, rua Padre Belchior, avenida Paraná (Estação Carijós), rua dos Caetés, rua Curitiba, viaduto Nansen Araújo, avenida Antônio Carlos, seguindo pelo itinerário atual.