Projeto que faz a integração de jovens através do esporte começará a atuar, em agosto, na região do Barreiro de Baixo

Por William Araújo

O projeto “Bom na Bola, Bom na Vida”, idealizado e fundado por Karlinhos, no bairro Buritis, atua desde o ano de 2009 na região Oeste para atender a crianças, pré-adolescentes e adolescentes na busca da cidadania por meio do esporte. Os bairros Buritis, Salgado Filho, Palmeiras, Jardim América, Vista Alegre e, agora, em agosto, o Barreiro de Baixo, contam com a uma equipe de preparadores e auxiliares para estabelecer rotinas de treinamentos para os garotos inscritos no projeto.

Outra novidade é o time de futebol feminino, criado há três meses por Sílvia Mara. O time participa de campeonatos na regional e as atletas demonstram desempenho físico adequado a equipes profissionais. O projeto tem o interesse de proporcionar a crianças e adolescentes a possibilidade de ocupar o tempo livre com atividades físicas e integradoras, afastando-os da marginalidade.

São em torno de 500 jovens atendidos na região. Todos ocupados com exercícios físicos.

Contudo, por ser um projeto sem fins lucrativos, o “Bom na bola, bom na vida” também passa por algumas dificuldades. Os materiais esportivos, como chuteiras, bolas, redes, uniformes, caneleiras, dependem da participação da comunidade para existirem. A exemplo o setor que atende aos garotos do bairro Salgado Filho.

Lourival em frente ao vestiário do campo no Salgado Filho

Lourival em frente ao vestiário do campo no Salgado Filho

Os garotos do Salgado Filho treinam em um campo que precisa de cuidados como pintura, manutenção das traves, vestiários, banheiros e corte da grama, mas dependem também da ajuda dos órgãos públicos. Ainda assim, não deixam de comparecer aos montes nos treinamentos. São 30 jovens que se amontoam para vestir os coletes e começarem a bater bola em campo.

Nestes quase sete anos de duração, o projeto também contou com parceiros, como é o caso da Associação de Moradores do Bairro Buritis (ABB) e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), mas a adesão de jovens é tão grande que a iniciativa comunitária é a principal fomentadora da proposta.

Veja mais sobre o projeto no vídeo abaixo.

https://youtu.be/qgaqaC51dKI

Os inscritos no projeto deverão ter entre quatro e 18 anos de idade. As oficinas de futebol ocorrem nos seguintes dias e locais:

  • Segundas-feiras e quartas-feiras: Parque Aggeo Pio Sobrinho (manha e tarde) e Escola Estadual Cândido Portinari (noite).

  • Terças-feiras e Quintas-feiras: Complexo Esportivo Salgado Filho (manhã e tarde) e Conjunto Estrela D’Alva (noite).

Doações são feitas pela Caixa Econômica Federal – Agência Buritis – operação 003 – identificador para depósito 2923 – 003 – 2321.1. Para ter mais informações sobre o projeto, entre em contato pelos telefones (31) 99791-2605 WhatSapp (Vivo) e 98859-1211 (Oi) ou no e-mail bomnabolabomnavida@gmail.com ou site www.bomnabolabomnavida.com.br.